Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Qual o momento certo de trocar a instalação elétrica residencial

A- A+

Quando se fala em reforma, geralmente pensamos na pintura das paredes e na troca de pisos e revestimentos. É natural, pois o que salta aos olhos costuma incomodar mais. Mas o que está escondido também pode precisar de reparos. Você sabe quando trocar a instalação elétrica residencial, por exemplo?

Pode até parecer impossível saber que uma instalação elétrica já passou do prazo de validade se não conseguimos enxergá-la. Mas alguns sinais servem como uma ajuda para esse diagnóstico, como a fuga de energia. Isso fica evidente pelo aumento da conta de luz, mesmo em um período no qual você está poupando ao máximo.

Eletricista executa instalação elétrica residencial

Eletricista é o profissional adequado para modificar instalação elétrica em segurança. Foto: iStock, Getty Images

Outros problemas, como o aquecimento de interruptores e tomadas, ou ainda aparelhos que ligam e desligam sozinhos devem ser investigados. Para isso, conte com o auxílio de um eletricista. Afinal, um dos maiores riscos de uma instalação antiga é o curto-circuito, que pode ocasionar até mesmo um incêndio.

O profissional também deve ser solicitado ao identificar disjuntores que desarmam com frequência, fios de aparelhos que esquentam ou mesmo lâmpadas que apagam e acendem “quando querem”, mesmo se o interruptor não é acionado.

Para uma reforma de qualidade na instalação elétrica residencial, é preciso que ela seja realizada por um especialista, que irá conferir toda a fiação seja conferida. Você pode até ter conhecimento para solucionar algo pontual, como uma tomada com superaquecimento, mas nem sempre isso elimina o problema.

Erros na instalação elétrica residencial

Conforme divulgação da RGE, distribuidora de energia elétrica no Rio Grande do Sul pertencente à CPFL Energia, boa parte dos choques, curto-circuitos e incêndios ocorrem devido a adaptações mal feitas.

Uma das contribuições dos usuários para isso aparece ao sobrecarregar a rede elétrica com diversos adaptadores, ligando ao mesmo tempo todos os aparelhos que a vida moderna proporciona.

Quem mora em uma casa com mais de 25 anos, por exemplo, precisa estar ciente que ela provavelmente não foi estruturada para suportar aparelhos de micro-ondas, de ar-condicionado, computadores e chuveiros de alta potência.

Atualmente, a instalação elétrica residencial deve seguir as diretrizes da NBR 5410, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. Estar de acordo com os preceitos de segurança é fundamental para evitar acidentes e danos sérios.

Quando chamar um eletricista com urgência

Em alguns casos, devido ao risco, é melhor não adiar. Chame um eletricista “para ontem” quando os fios estiverem ressecados ou descascados (nesse caso, deve ser realizada a sua substituição).

Aquecimento dos fios dos aparelhos também são assunto para um especialista. Levou um choque no registro do chuveiro ou na porta da geladeira? Não coloque a responsabilidade no “chinelinho de borracha”: chame um técnico.

Para ampliar sua segurança, veja outros quatro comportamentos a evitar:

  • Deixar os aparelhos na tomada quando perceber a oscilação de energia.
  • Deixar cortinas ou tapetes sobre os fios (sob o risco de incêndio ou curto-circuito).
  • Manter o disjuntor e a chave geral ligados durante a troca das lâmpadas.
  • Ficar mais de cinco anos sem revisar as instalações.

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

Gostou das dicas sobre instalação elétrica residencial? Compartilhe!

como abrir uma empreiteira
economizar energia na geladeira
Troca de lâmpada após usar simulador de consumo de energia elétrica
Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas