Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Qual o melhor cartão de crédito para você? Veja como descobrir

A- A+

As facilidades oferecidas pelo chamado dinheiro de plástico são tantas que já é quase impossível viver sem. Mas você sabe qual o melhor cartão de crédito para as suas necessidades? Conhecer seu perfil de gastos é importante para tomar essa decisão.

Defina qual o melhor cartão de crédito

Para Arthur Jardim Nogueira Borges, diretor da Luca Contas, o mercado hoje oferece uma quantidade tão grande de cartões de crédito que a escolha já não é mais por adequação. Atualmente, o usuário deve avaliar outras questões.

O cartão mais “adequado”, conforme Arthur, é aquele que satisfaz os desejos de quem vai usá-lo. Para os econômicos, o melhor é o que não tem anuidade. Para os viajantes, o que acumula pontos ou milhas. Já para os torcedores, o que carrega o nome do time. Para os leitores, os cartões emitidos por livrarias. Para os exibidos, os cartões exclusivos para alta renda. E assim por diante.

“Não existe uma racionalidade que sugira um cartão adequado para as pessoas, é a pura satisfação da vontade, como escolher uma roupa para comprar”, sustenta.

Mulher tentando descobrir qual o melhor cartão de crédito para as suas necessidades financeiras.

Escolher a bandeira que oferece o que deseja é essencial para acertar na escolha. Foto: iStock, Getty Images

Como usar seu cartão de forma consciente

De acordo com a avaliação de Borges, é melhor escolher de acordo com seu perfil, e não da movimentação que terá com este ou aquele cartão. Mas é claro que não se pode ignorar que um número maior de compras, desde que caiba no bolso, pode trazer vantagens ao usuário.

Se tudo for feito de forma consciente – há pessoas que concentram alguns gastos mensais no cartão, por exemplo – você pode aproveitar não apenas os programas de recompensas como também outros benefícios.

“A média de gastos conta para a administradora escolher o cliente. Quanto mais o usuário movimentar no cartão, mais a administradora vai gostar”, destaca. “Com isso, ela oferece cartões mais sofisticados, acompanhados de vários serviços acessórios, acesso a clubes exclusivos”, explica.

Entretanto, pode ocorrer de uma pessoa desejar um cartão e não ter renda para acessá-lo – pois maior renda se traduz em mais gastos no cartão. “A média de movimentação também pode servir de comprovante de renda para aquisição de empréstimos e até de outros cartões”, sustenta. “Hoje em dia, quase todas as bandeiras e administradoras têm cartões para todos os perfis de renda, ou seja, perfis de gastos”, complementa.

Use com sabedoria

Para quem não tem muito controle sobre as finanças, o cartão de crédito pode ser uma tentação, ainda que seja útil em inúmeras situações. Por isso, é ideal tentar manter o autocontrole e usá-lo de forma inteligente.

Algumas pessoas que desejam acumular milhas de viagens, por exemplo, costumam concentrar gastos como gasolina e supermercado no cartão. Dessa forma, utilizam bastante a ferramenta, porém evitam o endividamento.

O mais importante de tudo, porém, é evitar o pagamento mínimo da fatura. Sobre esse tipo de negociação incide o chamado juro rotativo, que tem as taxas mais altas do mercado. È preferível, nesse caso, recorrer a outra linha de crédito para quitar a prestação.

Você vai se interessar por:

Compre e pague com segurança

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências. Será esse o melhor cartão de crédito para você.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Já sabe qual o melhor cartão de crédito para você? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito