Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Conheça os serviços bancários que não podem ser taxados

A- A+

Saques, pagamentos, transferências, depósitos, consultas e diversos outros tipos de movimentações fazem parte da rotina de quem possui uma conta bancária. Alguns desses serviços bancários são pagos, mas há alguns oferecidos gratuitamente para o correntista. Se você está sempre com as finanças apertadas e em busca de métodos para economizar, é bom conhecer essas facilidades que não pesam nada no bolso.

A diferença entre pacotes de tarifas e taxas avulsas é grande. A depender do banco e do pacote contratado, o cliente pode gastar entre R$ 5 e mais de R$ 300 por mês. Como você pode ver, manter uma conta corrente em um banco não é para qualquer um. A saída é conhecer a legislação que disciplina os serviços bancários gratuitos e fazer valer seus direitos.

O cliente pode escolher pagar tarifas individuais para cada serviço bancário.

Legislação determina quais serviços não podem ser cobrados do cliente. Foto: iStock, Getty Images

Conheça serviços bancários gratuitos

De acordo com as normas estipuladas pelo Banco Central, os pacotes de serviços bancários devem ser padronizados. Segundo a assessoria do órgão, o objetivo é ajudar o consumidor a escolher a instituição com tarifas mais baratas.

Os bancos optam por oferecer os pacotes ou não, mas, caso ofereçam, os serviços são os mesmos em todas as instituições. O que varia de uma para outra são os valores das tarifas.

As normas do Banco Central também determinam que todo banco deve oferecer aos clientes um pacote de serviços bancários essenciais gratuitamente. As regras são válidas tanto para conta corrente quanto para conta poupança. Confira:

Para conta corrente

No caso de conta corrente, o Banco Central determina que o pacote gratuito mensal deve conter os seguintes serviços:

– confecção de cadastro para início de relacionamento

– fornecimento de cartão inicial com função débito

– 4 (quatro) saques

– fornecimento de 2 (dois) extratos

– 2 (duas) transferências entre contas da própria instituição

– consultas ilimitadas via internet.

Para conta poupança

As instituições bancárias também devem oferecer pacote de serviços gratuitos em caso de conta poupança. Os serviços determinados pelo Banco Central são:

– fornecimento de cartão inicial com função movimentação

– 2 (dois) saques

– 2 (duas) transferências entre contas de depósito de mesma titularidade

– 2 (dois) extratos com a movimentação dos últimos 30 dias

– consultas ilimitadas via internet.

Você vai se interessar por:

Saiba como pagar menos pelos serviços bancários

Teste: Você entende de serviços e produtos bancários?

Pacote de serviços essenciais é opção para conta bancária sem tarifas

Pacotes de serviços bancários

Caso as transações excedam o limite das gratuidades, o cliente pessoa física tem duas opções. Ele pode escolher pagar tarifas individuais para cada serviço bancário extra utilizado ou contratar um pacote de serviços com cobrança de uma mensalidade.

Nesse caso, o Banco Central regulamenta quatro diferentes pacotes de serviços. É possível encontrar mais informações sobre esses pacotes no site da instituição.

O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelecem valores mínimos e máximos para as tarifas bancárias referentes a contas de pessoas física ou jurídica.

Os bancos privados, públicos e cooperativas de crédito têm liberdade de estabelecer os preços dos pacotes e serviços aos clientes, desde que respeitando os limites impostos. Esses valores também estão disponíveis no site do Banco Central.

As instituições bancárias são obrigadas por lei a informar aos clientes sobre os valores dos pacotes de serviços bancários. Os preços podem ser encontrados nos sites das próprias instituições. A pesquisa também pode ser feita no site do Banco Central, que compila de maneira atualizada os valores das tarifas bancárias de todas as instituições.

Conta pré-paga é opção

Agora, se você quer ter acesso a diversas transações bancárias, mas não quer ter conta em banco, a saída pode ser aderir a uma conta pré-paga. Você sabe como ela funciona?

A Vivo oferece uma conta pré-paga que funciona via celular. O Vivo Zuum é uma conta pré-paga, na qual o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras, tanto em lojas físicas quanto pela internet. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos. Tudo isso sem o pagamento de mensalidade ou anuidade.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre serviços bancários? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria