Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quais são as frutas da estação e economize dinheiro na hora de comprar

A- A+

A alimentação saudável é uma ótima aliada no combate e prevenção de algumas doenças. Segundo dados da Associação dos Produtores e Distribuidores de Horti-Fruti de São Paulo (Aphortesp), o número de pessoas que come alimentos frescos cresce 60% ao ano. Verduras, legumes e frutas da estação estão no topo da lista dos alimentos que fazem bem à saúde. Eles, no entanto, podem acabar pesando no bolso.

Durante o ano inteiro, o consumidor brasileiro encontra todos os tipos de frutas nas feiras e nos supermercados. Essa facilidade na hora de achar o alimento está relacionado às técnicas, cada vez mais modernas, de produção agrícola. Existe, porém, a época da sua safra natural, em o que preço é mais baixo e o impacto ambiental é menor.

frutas-da-estacao

É preciso analisar se a fruta possui machucados na hora da compra. Foto: iStock, by Getty Images

Confira as principais frutas da estação

Quer economizar? Confira e mantenha sempre por perto uma lista com as principais frutas produzidas em cada estação do ano. Vale lembrar que a maioria das frutas possui variedades diferentes e que a estação em que cada uma delas é produzida também pode variar.

Outono: abacate, banana, caqui, kiwi, laranja, limão, maçã gala, pera e uva

Inverno: carambola, cupuaçu, laranja e morango

Primavera: banana, caju, laranja e uva

Verão:  coco, figo, goiaba, laranja, limão, manga, melancia, melão, pera, pêssego, pitanga, romã e uva

Dicas para economizar com a fruta da estação

Embora a fruta da estação costume durar mais tempo, seguir algumas dicas básicas pode fazer com que a sua qualidade e vida útil aumente de forma considerável:

  • Na hora da compra: os cuidados começam ainda na feira ou no supermercado. É preciso analisar se a fruta possui machucados, se a coloração parece adequada e se a consistência é boa. Isso evita que você leve para casa um produto contaminado ou que logo irá estragar. Mesmo que tudo tiver em ordem, porém, não compre mais frutas do que aquilo que costuma ser consumido. Ainda que estejam na geladeira, o máximo elas duram são duas semanas
  • Ao chegar em casa: a forma como você armazena as frutas também influencia em sua qualidade e pode evitar desperdícios. A recomendação é que as frutas sejam higienizadas antes mesmo de irem para a geladeira. Depois de lavar cada uma delas, utilize sacos limpos para armazenar. O cuidado vale mesmo para as frutas que não são consumidas com a casca
  • Para aproveitar: mesmo com esses cuidados, há vezes em que as frutas acabam sobrando. Em pouco tempo, elas não estarão boas para o consumo. Uma solução prática e saborosa é buscar receitas em que elas sejam ingrediente. A variedade é grande: são bolos, tortas, saladas, cremes e até mesmo alguns pratos salgados.

Economize nas compras com o Vivo Descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções exclusivas das melhores marcas do Brasil, inclusive no supermercado.

Para ter acesso ao programa, é só fazer o cadastro no site e esperar pelo código de confirmação, enviado por SMS. Feito isso, as ofertas estarão disponíveis, de forma gratuita, durante uma semana. Após esse período, basta pagar uma taxa de R$2,99 por semana e seguir tendo acesso a todas as promoções disponíveis no site.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para frutas da estação? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular