Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quais são as formas de pagamento mais vantajosas para o consumidor?

A- A+

Contas fixas, roupas, transporte, livros e outros objetos: todo mundo tem contas a pagar. Mas quais as formas de pagamento que você utiliza? Será que são as mais eficazes? Conheça os meios mais usados e identifique o melhor para você.

seudinheiro-Formas-de-pagamento

Seja qual for a forma de pagamento, cuidado para não sair do orçamento. Foto: iStock, by Getty Images

Principais formas de pagamento

Hoje em dia, principalmente coma  evolução dos serviços por meios eletrônicos, há mais opções de formas de pagamento. Conheça as principais.

À vista

O bom e velho dinheiro vivo ainda é utilizado por muita gente para fazer o pagamento de contas, mas vem perdendo força devido ao risco de assaltos. Afinal, a insegurança está cada vez maior nas ruas.

Você vai se interessar por:
Confira três formas de evitar fila de banco para pagamentos
É título ou convênio? Entenda a diferença entre contas
Como fazer compra na internet com cartão pré-pago
Como será o dinheiro do futuro?

Cartão de débito

É utilizado para as compras e pagamentos à vista. Com o uso do cartão e da sua senha, o dinheiro é transferido diretamente da sua conta para a conta do estabelecimento que você está pagando.

Cartão de crédito

O formato é igual ao do cartão de débito, porem esta é uma das formas de pagamento que permite parcelar compras. Você paga uma taxa pelo serviço – em alguns casos, há anuidade também – mas pode valer a pena. Os especialistas indicam seu uso quando o valor parcelado pela loja não for acrescido de juros.

Boleto bancário

Além de ser uma das formas de pagamento mais simples, também é segura. É largamente utilizada por ser fácil de imprimir e pagar como qualquer outra conta. Muitos credores utilizam esse sistema, pois pode ser enviado para o e-mail do devedor.

DOC

Utilizado, geralmente, para valores mais altos, o Documento de Ordem de Pagamento (DOC) é uma espécie de transferência. Contudo, o pagador precisa preencher uma formulário com os dados de quem irá receber. A operação fica limitada a R$ 4.999,99. Pode ser realizado pelo internet.

TED

Assim como o DOC, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) também pode ser realizada pela internet. Essa é uma das formas de pagamento mais rápidas, pois o dinheiro entra na conta do beneficiário em poucos minutos, eliminando aquele tempo para compensar o pagamento.

Depósito bancário

É uma das formas de pagamento mais simples, podendo sem realizada em caixa eletrônico, mas é indicada para valores menores. Isso porque o dinheiro entra na conta do beneficiário mas sem referência ao depositante. É preciso ter muito cuidado com os dados fornecidos e também guardar o comprovante.

Na internet

Para evitar fraudes nas compras do e-commerce, onde o comprador insere dados confidenciais, a maior parte das lojas virtuais já adotou sistemas de segurança nos pagamentos, como o PayPal e o PagSeguro. São, na verdade, empresas que transferem o dinheiro entre pessoas e instituições, impedindo que seus dados fiquem expostos na web. O PagSeguro aceita também pagamento em boleto bancário.

Cartão de crédito com benefícios

Além de tranquilidade nas compras, os Cartões de Crédito Vivo também oferecem vantagens. Com eles, você pode comprar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo, ganhar bônus na recarga e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para formas de pagamento? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito