Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira dicas e possíveis destinos para curtir uma viagem de moto

A- A+

Já pensou em conhecer o Brasil em duas rodas? Ou, quem sabe, a América Latina? Certamente, a viagem de moto para grandes distâncias rende um passeio único, com vento no rosto, sensação de liberdade e adrenalina a mil. Mas será que você e o seu veículo estão preparados?

Se pegar a estrada de carro já exige cuidados, uma viagem de moto requer muito mais cautela. A razão principal é a maior vulnerabilidade do condutor quanto ao clima e as necessidades de segurança, por exemplo. Antes de colocar o capacete, vestir as luvas e sair em duas rodas, é preciso se planejar. Confira a seguir algumas dicas que vão ajudar você a realizar essa aventura.

Viagem de moto exige mais cautela pelo motociclista estar mais vulnerável.

Viajar de moto oferece sensações únicas, mas é preciso se planejar. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados antes de partir em uma viagem de moto

Vai viajar de moto? Prepare o check list. Será preciso averiguar itens elétricos, mecânicos e pneus, conhecer a rota da viagem, verificar a previsão do clima e da segurança do trajeto, além de dedicar cuidados com combustível e bagagem.

Para o especialista em motos Roberto Agresti, antes de sair em uma viagem em duas rodas, é importante ter uma conversa detalhada com seu mecânico de confiança. “Esse profissional é o mais indicado para fazer uma boa manutenção do veículo, devendo apontar o que pode ser antecipado para que você viaje sem sustos”, recomenda.

Agresti destaca a calibragem dos pneus e os sistemas de transmissão e elétrico como principais preocupações técnicas antes da viagem. O abastecimento pode ser outro motivo de dor de cabeça, segundo o especialista. “A qualidade do combustível pode variar muito e o condutor precisa redobrar a atenção para não abastecer com combustível ‘batizado’”, alerta.

Outro ponto importante antes de começar a viagem de moto é verificar a documentação do veículo. Licenciamento e DPVAT da motocicleta devem estar em dia, assim como a carteira de habilitação do condutor.

Você vai se interessar por:

Rastreador de moto e carro podem virar item de série no Brasil

Acidentes de moto foram recordistas em indenizações em 2014

Consórcio de motos é alternativa para o primeiro veículo

Conforto e segurança sobre duas rodas

Além dos cuidados técnicos antes de viajar, o motorista pode tomar algumas atitudes para aumentar sua segurança durante a viagem de moto. O primeiro deles é em relação à bagagem. “Ela jamais deve ser fixada à moto de modo frouxo, que permita sua movimentação. Isso pode ser desastroso em uma manobra mais brusca”, aconselha.

Uso de trajes adequados, capacete, luvas e botas são fundamentais para o conforto do motorista. Segundo Agresti, esses itens não podem estar muito apertados e devem combinar com a temperatura e as adversidades da estrada, como vento e pedregulhos, por exemplo.

Ainda em relação ao conforto, o especialista indica paradas frequentes para que o motorista faça uma inspeção visual da moto, descanse e se hidrate. “As paradas são oportunidades também para o motoqueiro alongar os músculos, o que pode evitar câimbras”, diz.

Viagem de moto

Para vencer grandes distâncias de moto, realizar paradas estratégicas é essencial. Foto: Shutterstock

Melhores destinos para uma viagem de moto

Equipamentos checados e dicas de segurança em mente, o motorista pode agora escolher quais as melhores rotas para a sua aventura. Para quem quer viajar pelo Brasil, o site Viagem de Moto recomenda trajetos com belas paisagens e pistas em boas condições de uso. Confira a lista:

– Estrada Rio – Santos

– Estrada Real, que liga Minas Gerais ao Rio de Janeiro

– Rota do Sol, que liga Natal à praia da Pipa

– Via Serrana, no Rio Grande do Sul.

Já para quem prefere ir mais longe para descobrir de moto as paisagens de países vizinhos, o site recomenda trajetos pela América do Sul que levam o aventureiro à Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Venezuela e ao Chile.

Estrada Real, no Rio de Janeiro

Trecho entre Paraty e Cunha, no Rio, que integra a Estrada Real. Foto: Rogério Santana, Governo do RJ.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

organizar a mala
esconder gastos
free shop
quanto gastar na europa por dia
Viajar sozinho pelo Brasil
Seguro de saúde para viagem internacional