Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Quais as principais diferenças entre o pré e o pós-pago?

A- A+

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil fechou 2014 com mais de 280 milhões de linhas de telefonia móvel. Deste número, 24% dos usuários optaram pelo plano pós-pago.

Mas você sabe qual é a diferença entre o pós-pago e a pré-pago? Qual deles é ideal para suas necessidades?  Qual deles cabe no seu bolso?

pos-pago (800x547)

Avaliar prós e contras é essencial antes da escolha. Foto: iStock, by Getty Images

 

Pós pago x pré pago

Data de pagamento

A primeira distinção entre os dois planos é referente à data de  pagamento. No pré-pago, o consumidor paga um valor e, a partir dele, tem direito a usufruir de todos os serviços disponíveis como ligações, mensagens SMS e internet. Assim que todo a quantidade paga for consumida, o celular passa a receber somente chamadas e torpedos, até uma próxima recarga.

Já no plano pós-pago,  o usuário assume com a sua operadora uma tarifa mensal a ser paga pela assinatura. Nela, o cliente tem acesso a um pacote de serviços, mas ao contrário do modelo pré pago, uma vez acabado os serviços, ele pode continuar aproveitando o pacote. Eles só serão cobrados à parte, no final da sua fatura.

Pontos fortes de cada um

Antes de escolher a modalidade que mais combina com você, é fundamental refletir sobre sua situação financeira e quais são os serviços que você mais utiliza. Por exemplo, se sua preferência é a comunicação via internet, é indicado um tipo de plano, caso opte por trocar mensagens, a indicação pode ser por outro.

O plano pré-pago permite que você tenha um maior controle do suas finanças, uma vez que só é colocado o saldo que pretende gastar. E, caso, queira usufruir de mais serviços, basta colocar mais créditos. Já o pós-pago concede uma maior liberdade ao usuário, permitindo que ele desfrute de uma variedade de serviço por mais tempo.

O indicado em qualquer um dos casos, é pesquisar muito bem antes. Antes da sua escolha pesquise por promoções e bônus, compare os planos de internet, SMS e os preços de ligações em cada um dos planos.

Plano controle: intermediário entre pré e pós-pago

Há algum tempo, os usuários de telefonia móvel têm uma outra opção de modalidade, o plano controle. Ele funciona como um híbrido entre os dois modelos anteriores. É pós-pago porque tem um valor fixo a ser pago no final de cada mês, mas também atua de forma parecida com o pré-pago, pois permite que o cliente compre créditos para falar após o término das franquias.

O plano controle chegou para adequar o orçamento dos usuários que não tinham suas necessidades atendidas em sua totalidade pelos planos pré e pós-pago. Com ele, o usuário usufrui de mais benefício que o primeiro, pagando menos que o segundo.

Crédito antecipado

Clientes Vivo de planos pré-pago e controle que forem pegos de surpresa sem crédito podem solicitar a antecipação da próxima recarga. Com o Crédito Antecipado de Voz, você tem liberados R$ 3,00 da próxima recarga para serem usados a qualquer momento em que você precisar.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou das dicas de plano pós pago? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática
Opção para comprar carregador universal
Vai devolver bem financiado