Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Proteja seus documentos e dados financeiros com BitLocker

A- A+

Se no mundo real, os documentos e papéis importantes são guardados em gavetas com chaves ou mesmo em cofres, no ambiente virtual, os cuidados com a segurança não ficam atrás. Uma ferramenta da Microsoft, chamada de BitLocker, pode ajudar a proteger seus arquivos pessoais e mesmo as informações financeiras tal qual uma fortaleza física.

BitLocker

Através da ferramenta, usuário pode ampliar proteção de dados no meio digital. Foto: iStock, Getty Images

BitLocker criptografa os seus dados

O recurso já está disponível desde a versão Vista, do Windows, mas ainda hoje muitas pessoas nem sabem da sua existência e muito menos para o que ele serve. O BitLocker é usado para criptografar dados, protegendo os arquivos em uma unidade inteira.

Dessa forma, apenas pessoas autorizadas efetivamente poderão abrir unidades de disco ou documentos mediante senha ou Smartcard.

Entre outros benefícios, a ferramenta ajuda a impedir que hackers acessem os arquivos do sistema para descobrir sua senha ou conectem-se ao seu disco rígido, removendo o conteúdo de seu computador e instalando-o em outro.

Vale ressaltar que, mesmo ativando a a criptografia de unidade de disco BitLocker, você ainda pode entrar no Windows e usar seus arquivos normalmente.

Como ativar o BitLocker

Para proteger seu arquivos pessoais e informações financeiras contra os hackers, o Vivo Seu Dinheiro preparou um passo a passo para ativar o BitLocker no computador. O tutorial é para versões do Windows Vista e 7, mas pode ser utilizado em modelos operacionais mais recentes. Confira:

Passo 1: Ative o BitLocker

Em primeiro lugar, você precisa seguir esse caminho: entre no Menu Iniciar, depois clique em Painel de Controle e acesse Sistema e Segurança. Agora, selecione a opção Criptografia de unidade de disco BitLocker.

Feito isso, uma nova janela será aberta, na qual estarão listadas as unidades de armazenamento presentes no computador. Se você quiser utilizar o BitLocker em um pendrive, lembre-se de que ele precisa estar conectado (e ser reconhecido pelo sistema) para ativar a função.

Escolha a unidade de armazenamento que deseja ativar o recurso e, em seguida, clique na opção Ativar BitLocker.

Passo 2: Crie uma senha

Ativada a proteção, um nova janela será aberta para iniciar o processo de criptografia de dados. Nessa etapa, você deve escolher o método que será utilizado para desbloquear a unidade alvo da operação.

Existem duas opção: a senha ou o Smartcard – normalmente utilizado em ambiente de trabalho, sendo recomendada ajuda profissional para a sua utilização. No caso da senha, selecione essa opção e depois digite um código com, no mínimo oito caracteres e o repita no campo de confirmação. Feito isso, clique em Avançar para continuar a operação.

Passo 3: Salve a chave de recuperação

Como ninguém está livre de imprevistos, nessa etapa, o programa oferece a possibilidade de salvar uma chave de recuperação em um arquivo para o caso de você esquecer a senha ou perder o Smartcard. É extremamente recomendado que isso seja feito e uma mensagem confirma o sucesso da operação ao final.

Passo 4: Inicie a criptografia

Quando a etapa anterior for terminada, começa o processo de criptografia propriamente dito. Na tela presente, clique em Iniciar Criptografia para que a operação seja automaticamente iniciada.

Você pode acompanhar o processo em tempo real através da barra de progresso presente no programa. Essa etapa pode demorar bastante – a duração varia conforme o tamanho da unidade. Ao final, uma mensagem será exibida para confirmar o sucesso da operação.

Você vai se interessar por:

Segurança para sua família

Para se precaver e garantir mais segurança para você e sua família, além de adotar medidas de proteção de suas informações pessoais, você pode conhecer os seguros de acidentes pessoais e vida, oferecidos pela Vivo, em parceria com a ACE Seguradora.

A contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
reembolso no cartão de credito
segurança cibernética
Pesquisando direitos do consumidor nas compras pela internet
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde