Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Promoção: cuidado para não comprar por impulso

A- A+

A vitrine mostra placas com descontos que parecem imperdíveis e em poucos minutos você já está dentro da loja para aproveitar a promoção e fazer compras. A descrição não é incomum e costuma fazer parte da rotina de muitos brasileiros.

De acordo com pesquisa realizada em junho deste ano pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mais da metade dos consumidores (53%) das capitais revela ter realizado pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses. Ainda segundo o levantamento, a promoção está entre as principais motivações para que o consumo fora do planejamento ocorra.

Quando aproveitar a promoção

Mas, afinal de contas, como aproveitar os preços mais baixos sem comprometer o orçamento? Para o coach Rodrigo Marroni, o segredo é conseguir identificar aquilo que realmente precisa ser comprado. Ou seja, os descontos especiais podem ser bem-vindos, desde que não representam apenas um desejo de consumo, mas sim uma necessidade.

“Comprar uma calça em uma cor que você não use e ainda com um tamanho que não é o seu, somente para aproveitar a promoção não é algo inteligente”, exemplifica Marroni. Na mesma lógica, por outro lado, pode ser uma boa alternativa aproveitar as liquidações que ocorrem ao fim de cada estação. Mesmo que você não vá usar uma peça de verão durante o inverno, vai garantir economia e ainda estar preparado para quando o frio chegar.

Ao compras itens em promoção no supermercado, não deixe de olhar a data de validade. Foto: iStock, Getty Images

Ao compras itens em promoção no supermercado, não deixe de olhar a data de validade e o estado da embalagem. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados ao comprar em promoção

Mas os preços mais baixos nem sempre significam uma vantagem para o consumidor. A Associação de Consumidores (Proteste) alerta que o ideal é pesquisar e avaliar se as ofertas realmente valem a pena. Para não errar, confira quais são os principais cuidados que o órgão indica na hora de fazer a compra de produtos em promoção:

– Não se deixe levar apenas pelas ofertas indicadas nas vitrines e busque a comparação de preços em diferentes lojas.  Afinal, não é incomum que o desconto tenha como base um valor acima do normal

– Analise se promoções que oferecem brindes ou mesmo preços diferenciados para compras maiores são realmente vantajosas. Às vezes a condição especial é só uma forma de atrair o público e não implica em descontos reais

– Verifique a validade dos produtos oferecidos. Principalmente em supermercados, é comum que itens próximos ao vencimento tenham redução no seu preço

– Exija que a loja coloque na nota fiscal, em detalhes, pequenos problemas que permitem produtos mais baratos. O prazo para reclamação desses defeitos é de 30 dias para itens não duráveis e de 90 para os duráveis.

Gostou das dicas para aproveitar uma promoção sem comprometer o seu orçamento? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças