Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Projeto permite recarregar bateria ao molhar planta em vaso

A- A+

Você talvez lembre das aulas de Biologia, quando o professor ensinava sobre a fotossíntese, processo realizado pelos vegetais para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. De alguma forma, um grupo de estudantes deu sequência a esse ciclo, criando um método para recarregar bateria de celular a partir de um vaso com planta.

Mas não é exatamente a mesma coisa. Se o método utilizado pelas flores, árvores, gramíneas é algo unicamente natural, que depende de condições ambientais favoráveis, o projeto desenvolvido pelos jovens cientistas tem também uma ajuda tecnológica.

Projeto para recarregar bateria

Projeto dos alunos no Indiegogo rapidamente ultrapassou a meta de arrecadação. Foto: Divulgação

Tecnologia e natureza para recarregar bateria

Uma pequena usina de energia em casa para recarregar seus dispositivos tecnológicos. Foi o que três estudantes de engenharia da Universidade Autônoma de Barcelona e da Ramón Llull, na Espanha, pensaram ao desenvolver o Bioo Lite.

O projeto baseia-se numa bateria biológica, que contém microorganismos capazes de quebrar os elementos metabólicos gerados pela fotossíntese da planta e transformá-los em energia.

Instalada no fundo do vaso, ela é ativada quando entra em contato com a água e a solução orgânica residual. A energia gerada é armazenada em um circuito eletrônico. Para conectar o aparelho, basta utilizar a entrada USB, encontrada no interior do recipiente.

Segundo seus criadores, o vaso pode proporcionar de duas a três cargas completas todos os dias, durante cinco anos.

Para quem está curioso em adquirir essa invenção, terá que esperar um pouco mais de tempo. Por meio de uma startup recém-criada, os estudantes lançaram um protótipo do produto e, para viabilizá-lo comercialmente, começaram em abril uma campanha no site de financiamento coletivo Indiegogo.

Há um mês do final da campanha, a empreitada já ultrapassou a casa de 30 mil euros (cerca de R$ 120 mil), o dobro da meta desejada. Ainda não há previsão de lançamento do inusitado carregador de celular.

Protótipos holandês e chileno seguem a mesma linha

Não é a primeira vez, no entanto, que um vaso de planta é usado para recarregar bateria de dispositivos móveis. Há dois anos, três engenheiras chilenas criaram o E-Kaia, mecanismo que funciona como um circuito que gera cinco volts e 600 miliamperes e se conecta ao celular ou ao tablet também por meio de um cabo USB.

Na Holanda, um projeto tem o mesmo conceito, mas em uma escala distinta. A Plant-e usa amplas áreas plantadas como fonte de energia limpa. Sua co-fundadora, Marjolein Helder, disse, em entrevista à BBC, que está próximo de acontecer uma verdadeira revolução com esse tipo de energia.

O projeto holandês também absorve os elétrons e os transfere para um dispositivo, que é ligado ao celular ou tablet. Segundo Helder, com um metro quadrado de jardim pode-se produzir 28 quilowatts/hora em um ano.

Agora, o novo objetivo do Plant-e é implementar seu processo de geração de eletricidade não só em terra firme, mas também em pântanos e plantações de arroz.

Você vai se interessar por:

Encontre celulares no Vivo Compras

Se você está em busca de um novo celular, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

O que achou da ideia alternativa para recarregar bateria? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria