Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Projeto incentiva troca de lixo reciclável por descontos nas contas mensais

A- A+

Transformar os resíduos de lixo reciclável em uma alternativa para ganhar descontos nas contas mensais. Pode até parecer sonho distante, mas essa é a proposta do projeto Desconte com Reciclagem, uma iniciativa do líder comunitário Ascânio Sávio, morador de Teresina, no Piauí.

Inspirado em iniciativas semelhantes, a ideia é que o abatimento ocorra nas contas de luz e água, como um incentivo para que se pense na importância que a reciclagem assume hoje em dia.

Proposta de desconto nas contas mensais

Atualmente, o projeto no Piauí aguarda resposta dos órgãos competentes. Uma da possibilidades é encaminhá-lo para a Câmara Municipal, para que possa ser votada como proposta de lei.

Mais do que a economia que o Desconte com Reciclagem pode oferecer à população, o objetivo é destacar o impacto ambiental que a ação pode gerar na cidade. Ao invés de toneladas de lixo em um aterro sanitário, ele é reciclado e retorna ao ciclo de consumo.

Reciclagem é alternativa para ganhar descontos nas contas mensais.

Troca de lixo reciclável por descontos já é realidade em estados como São Paulo. Foto: iStock, Getty Images

Desconto nas contas mensais já é realidade

Se Sávio ainda luta para ver o seu projeto se transformar em uma realidade em Teresina, em outras partes do Brasil, iniciativas semelhantes já estão presentes há alguns anos.

É o caso de São Paulo, por exemplo, uma das inspirações do líder comunitário para propor a mudança em sua cidade. A partir do projeto Recicle Mais, Pague Menos, que existe desde 2013, a AES Eletropaulo oferece aos seus clientes a possibilidade de descontos na conta de luz.

Conforme explica Andrea Santoro, analista de sustentabilidade da AES Eletropaulo, para participar, basta que os clientes interessados levem a sua fatura e se cadastrem em qualquer um dos pontos de coleta. Com isso, cada conta cadastrada recebe um cartão personalizado.

“Ao entregarem os resíduos separados, o material será pesado e precificado, de acordo com a tabela praticada pelo mercado de reciclagem. Os participantes receberão, na hora, um comprovante com a quantia que será descontada na próxima conta de luz”, complementa Andrea.

Você vai se interessar por:

Uma das vantagens do projeto é que não existe limite de desconto. Ou seja, se a pesagem dos resíduos superar o valor consumido no mês, o crédito que sobrou vira um bônus para a fatura seguinte.

A partir deste mês, o projeto ganha ainda mais uma novidade: uma van itinerante. Até abril de 2016, ela vai percorrer as ruas de cinco comunidades paulistas para atender os clientes. Entre as beneficiadas, estão Jardim Júlia, Americanópolis, Filhos da Terra e Paraisópolis, em São Paulo, além de Jardim Oratório, em Mauá.

Vale lembrar que o Recicle Mais, Pague Menos também existe no Rio Grande do Sul, com pontos de recolhimento nas cidades de Canoas, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.

 

E aí, o que acha de ganhar um desconto nas contas mensais reciclando? Comente!

feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet