Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Projeto de educação financeira pode mudar a vida de muitas famílias

A- A+

Muito se fala que os problemas financeiros são fruto da falta de conhecimento sobre a administração do dinheiro. Para sair do discurso e iniciar a prática, o projeto de educação financeira Sonhar, planejar, alcançar: fortalecimento financeiro para famílias está ensinando os primeiros passos às crianças.

Criado pela MetLife, em parceria com a DSOP Educação Financeira, o projeto de educação tem por objetivo trabalhar com crianças de três a seis anos, que moram em regiões periféricas de grandes cidades. Os gestores das famílias, geralmente mulheres, também estão incluídos na proposta.

Atualmente, 3.454 crianças, acompanhadas de seus familiares, integram o projeto nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Em breve, serão incluídas as cidades do Rio de Janeiro, Belém, Curitiba, Manaus e Maceió, chegando a 12 mil alunos.

projeto de educação

Iniciativa ensina princípios da educação financeira a crianças em idade pré-escolar. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona o projeto de educação

A estratégia é transmitir conteúdos de educação financeira desde a mais tenra idade, começando já na fase pré-escolar. Afinal, em um mundo onde desde cedo há uma exposição demasiada ao consumo, é necessário aprender a gerenciar o dinheiro na mesma velocidade.

Para tornar mais fácil a interação com o público infantil, personagens da Vila Sésamo são utilizados. O grande objetivo do projeto de educação financeira é contribuir não somente para o gerenciamento correto das finanças, mas também para a realização de sonhos e até mesmo para evitar consequências graves das comunidades desfavorecidas, como a criminalidade.

São atividades, como palestras e oficinas, que ocorrem regularmente em escolas públicas da zona periférica. Dessa forma, os pequenos aprendem junto com seus pais. A ideia é promover uma mudança positiva no comportamento de longa duração em relação às finanças, contribuindo para outro projeto já existente, a Estratégia Nacional de Educação Financeira, da DSOP.

Por se tratar de um projeto de abrangência internacional, o Sonhar, planejar, alcançar: fortalecimento financeiro para famílias deverá atingir, no total, 100 milhões de crianças em idade pré-escolar e suas famílias no mundo todo. Além do Brasil, as ações também são realizadas na China, Estados Unidos, Índia e México.

O projeto ainda é recente, tem apenas seis meses de atuação, mas já apresenta resultados positivos. Além das atividades de ensino, as crianças envolvidas já puderam apresentar um pouco do conteúdo que aprenderem, ou seja, estão praticando os ensinamentos de fato.

Os educadores financeiros do projeto, através de conversas com pais, já colheram os primeiros resultados. Eles percebem que as famílias começaram a aplicar os conhecimentos financeiros no dia a dia e sentiram a diferença. Após aprender a priorizar sonhos, eles conseguem perceber a diferença de fazer a gestão correta do dinheiro.

Você vai se interessar por:

Uma boa dica financeira

Quer uma boa dica financeira também? Você pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou de conhecer esse projeto de educação financeira? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria