Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Programe suas despesas e evite pagar o IPVA atrasado

A- A+

Esquecer de pagar alguma conta não é um problema restrito a pessoas de renda inferior. Você pode ter um padrão de vida confortável, mas não ser exatamente um modelo de organização quando o assunto são as despesas pessoais. Se você se encaixa nesse grupo, talvez já tenha passado pela situação de pagar o IPVA atrasado.

Além de não ser um processo simples e resultar em um custo adicional, quitar o débito após o seu vencimento diz muito sobre a forma como você gerencia o seu dinheiro. Para não atrasar o IPVA e qualquer outra conta, o segredo está no planejamento.

Fiscalização de veículos com IPVA atrasado

Se pego em blitz policial, veículo em situação irregular pode ser guinchado. Foto: Valter Campanato, ABr

Fuja do IPVA atrasado

Estar com o IPVA atrasado significa ter o veículo temporariamente em situação irregular e uma despesa com juros extras. Para se precaver, a dica é ficar de olho no calendário de pagamento do imposto e prever esse custo no seu planejamento financeiro.

Em diversos estados, há vantagens ao proprietário que quitar o IPVA em cota única e de forma antecipada. Se mantenha informado e avalie se o desconto oferecido não é uma boa oportunidade para livrar-se logo do pagamento desse tributo.

Se, por alguma razão, você entender que parcelar o IPVA é a melhor escolha, não esqueça de fazer isso também de acordo com o calendário estabelecido em seu estado. Mas não vá se perder nas datas e acabar com o IPVA atrasado ou mesmo uma das prestações.

Além dos automóveis e motocicletas, também estão sujeitos a pagamento de IPVA veículos como barcos, jet skis, ônibus e caminhões. A melhor alternativa é fazer um planejamento financeiro para não deixar atrasar o pagamento do imposto. Afinal, não se trata de um imprevisto, mas de uma conta que você sabe que deve quitar todos os anos.

Os riscos do atraso

A falta de pagamento do IPVA deixa o veículo em situação irregular. Dessa forma, o veículo não recebe o licenciamento e não pode circular pelas ruas. Geralmente, quando constatado o atraso, o proprietário é notificado pelo correio, com um prazo a mais para pagar.

Se ainda assim não for quitado o débito, o nome do proprietário do veículo pode até mesmo ser negativado, conforme informações da Federação Nacional de Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Se o veículo em situação irregular estiver rodando e for pego em uma blitz, ele pode ser guinchado. Cada dia que o carro fica parado no pátio do Detran representa um custo a mais. Se o dono não pagar essa dívida, após um determinado período, o bem vai a leilão.

Como pagar IPVA atrasado: passo a passo

Prejuízos financeiros como pagar IPVA atrasado podem ocorrer com qualquer pessoa que não tiver organização financeira. Mas é preciso colocar em dia o pagamento. Se você está nessa situação, veja como deve proceder.

1. Cheque a situação

Para saber como pagar IPVA atrasado, em primeiro lugar, é preciso conferir a situação do veículo. Isso pode ser verificado no site do Detran do seu estado, apenas informando poucos dados, como número da placa e Renavan. Assim, você terá uma relatório com itens a pagar, incluindo multas, se for o caso.

2. Gere a guia de pagamento

Na maior parte dos estados brasileiros, é possível gerar uma guia de pagamento do IPVA pela internet, mesmo quando está em atraso. No site do Detran, o próprio sistema já calcula os valores atualizados.

É cobrado juros de mora equivalente à taxa Selic. Também é tarifado 1% relativo ao mês do pagamento e 0,33% de multa de mora por dia de atraso, limitado a 20% do valor.

3. Fique atento ao vencimento

A guia de pagamento é gerada de forma automática, sendo assim, nunca se sabe a data exata de vencimento. É melhor prestar atenção para não perder o prazo novamente.

Você vai se interessar por:

Comprovante de pagamento do IPVA e licenciamento precisam ser guardados

Saiba como consultar IPVA pela internet em 22 Estados

Como funciona o cálculo da tabela IPVA para veículos novos e usados?

Assistência para seu veículo

Se você tem um carro, sempre é bom proteger seu patrimônio. Assistências oferecem serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção.

Com o Vivo Multiassistência, você conta com socorro mecânico e reboque para seu carro, além de eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiro sempre que precisar.

> Vivo Multiassistência: Garanta socorro mecânico e reboque para seu carro

Que tal seguir as dicas para fugir do IPVA atrasado? Compartilhe!

como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Condutor sem infrações de trânsito
Contratando crédito com garantia de veículo
Solicitando a segunda via de documento do veículo
Homem procurando uma casa de família para deixar seu cachorro.