Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Programa de estágio também se beneficia de um currículo bem feito

A- A+

Disputado e seletivo, assim como são as vagas para empregos fixos, um programa de estágio exige que seus candidatos se destaquem. Preparar um bom e completo currículo pode fazer toda a diferença na hora de conquistar uma oportunidade na área que você deseja, enquanto ainda está completando sua formação educacional.

O ingresso no programa de estágio

Regulamentado no ano de 2008, através da Lei 11.788, conhecida como Nova Lei, o programa de estágio é um espaço aberto pelas empresas para receber estudantes que desejam se aperfeiçoar em uma área específica de atuação. No Brasil, a maior parte dessas oportunidades são mediadas pelo CIEE, o Centro de Integração Empresa-Escola.

Um programa de estágio exige que seus candidatos se destaquem.

Conduta durante a atividade faz com que a pessoa se destaque em um programa de estágio. Foto: Shutterstock

Segundo dados do próprio CIEE, a entidade mantém, atualmente, 500 mil estudantes em processo de estágio no país e considera o currículo como fundamental para que esses jovens fossem escolhidos.

Zélia Soares, gerente educacional da instituição, diz que essa é a primeira imagem que o candidato transmite ao recrutador. “Em muitos casos, é a avaliação do currículo que vai motivar ou não a empresa a convocar o candidato para avançar nas etapas seguintes de processos seletivos”, diz, acrescentando que estabelecer uma relação de confiança é essencial para o sucesso em um programa de estágio.

O que colocar no currículo

A gerente do CIEE indica que um currículo considerado bom é aquele que sabe ser sucinto e objetivo, sem perder o foco. Ele não deve conter exageros, nem dados desnecessários, apresentar linguagem clara, sem termos técnicos e deve estar sempre atualizado. “Um ponto muito importante: o jovem deve ser cuidadoso para que seu currículo não contenha erros de português”, alerta.

Zélia diz ainda que a preocupação com a formatação também é válida. Ou seja, evitar letras muito grandes e uso excessivo de palavras em negrito são dicas importantes.

Ela recomenda ao candidato visitar o site do CIEE e conferir um curso gratuito de educação à distância que ensina a montar corretamente a sua apresentação. A aula Currículo sem segredo tem duração de 5 horas.

Com base naquilo que é ensinado no curso, Zélia aconselha ao candidato dividir seu currículo em quatro partes:

1. Cabeçalho: incluir os dados pessoais, como nome, endereço, telefone e e-mail.

2. Formação acadêmica: escola, curso e ano que está cursando.

3. Informações adicionais: como conhecimento de idiomas e de informática, trabalho voluntário e práticas esportivas.

4. Relato de experiências: os estágios anteriores e cursos já realizados se enquadram nessa etapa.

A profissional atenta para a importância de dizer a verdade em todas as etapas do programa de estágio. Lembre-se que as informações contidas em um currículo são checadas pelas empresas: se alguma delas for falsa, você perde a vaga.

Você vai se interessar por:

Dicionário Vivo Seu Dinheiro: O que é o Termo de Compromisso de Estágio

O que é estágio supervisionado e por que ele é importante

Confira dicas para adotar antes de mudar de emprego

Os requisitos de um programa de estágio

O que, muitas vezes, acaba barrando os possíveis candidatos na busca por uma colocação é sua falta de experiência. A insegurança por não ter conhecimento aprofundado na área pode levar alguns a desistirem da candidatura.

Mas Zélia afirma que não são essas as características que os recrutadores buscam em quem está dando os primeiros passos no mercado de trabalho. Para a gerente educacional, é a conduta da pessoa que faz com que ela se destaque em um programa de estágio.

“O que as empresas buscam são informações que demonstrem que ele tem iniciativa, interesse em sua futura carreira e habilidades atitudinais. Assim, informações como participação em grêmios estudantis e em ações de voluntariado contarão pontos”, finaliza.

 

Você tem uma boa dica sobre estágios? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria