Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Procurando promoções? Descubra quando é a Black Friday

A- A+

Internautas ávidos por liquidações já devem estar se perguntando quando é a Black Friday, evento de compras que ocorre em diversos países do mundo. No Brasil, ele será realizado na mesma data do original, nos Estados Unidos: a quarta sexta-feira de novembro, que cai no dia 27.

Criada na década de 1960, a Black Friday é a sexta-feira que segue o feriado americano de Ação de Graças. Trata-se de um dia inteiro dedicado às compras, em que muitos aproveitam para adquirir os presentes de Natal. Uma série de itens – de moda a eletroeletrônicos – ganha até 80% ou 90% de desconto.

Em terras brasileiras, porém, demorou para engrenar. Por aqui, as promoções se concentram em lojas virtuais. De acordo com o Busca Descontos, que organiza a Black Friday no Brasil, em 2014 a movimentação de compras atingiu R$ 871,9 milhões – um aumento de 48% em relação ao ano anterior.

Dos participantes do ano passado, 96% declararam que querem comprar novamente neste ano. Algumas das principais lojas virtuais do país já estão confirmadas.

Os brasileiros já devem estar se perguntando quando é a black friday.

Dica de bom negócio é se antecipar ao Black Friday e monitorar os preços. Foto: Paulo Pinto, Fotos Públicas

Polêmicas da Black Friday

No Brasil, muitos consumidores reclamaram nos últimos anos dos preços praticados na Black Friday. A principal queixa se refere a lojas que inflacionavam valores de produtos nas semanas que antecediam o evento para reduzi-los no dia fatídico e, assim, dar a impressão de oferecer um grande desconto.

Para repelir essa prática, o site oficial terá neste ano um monitoramento com os itens mais baratos e os principais descontos oferecidos pelas lojas participantes. De qualquer forma, quem deseja comprar nesse período deve ficar atento aos preços em todo o período para garantir o melhor negócio.

O nome Black Friday

Traduzindo do inglês, Black Friday significa “sexta-feira negra”. Mas o verdadeiro significado do nome ainda é mal explicado. A maioria acredita que, em função dos grandes engarrafamentos e calçadas lotadas, o evento gerava muitos acidentes e episódios de violência, dando origem ao título.

Outros creditam o nome ao fato de que os americanos, em vez de adiantarem as compras, acabavam atrasando – esvaziando seus bolsos somente no sábado.

Há quem diga ainda que o termo Black Friday foi utilizado pela primeira vez em 1869, quando alguns problemas no mercado do ouro na Bolsa de Nova Iorque fizeram com que muitos acionistas perdessem fortunas. 

História da Black Friday

Criado no estado da Filadélfia, o evento ficou restrito a essa região por décadas, se espalhando de forma consistente pelo resto do país somente nos anos 1990. Ainda assim, só passou a ser maciçamente aproveitado a partir de 2000.

A partir de então, o comércio vê multidões de compradores amontoarem-se em frente às portas, em contagem regressiva para a abertura. A corrida às prateleiras continua trazendo problemas que fazem jus ao nome. Em 2008, um trabalhador de 34 anos morreu pisoteado em uma loja de Nova Iorque.

Com o tempo, outros países também passaram a adotar a Black Friday, cada qual com suas peculiaridades. O Brasil aproveita a mesma data, porém apenas no ambiente virtual. Já o México ganhou o nome El Buen Fin (bom fim de semana), em data comemorativa à revolução de 1910. Coincidentemente, cai próximo ao feriado americano.

Você vai se interessar por:

Antes da Black Friday

Para amenizar a ansiedade de alguns – e o horror a tumulto de outros – algumas lojas brasileiras disponibilizam ofertas em seus sites antes mesmo da Black Friday. Nos Estados Unidos, essa prática já é bem comum.

Se você não quer esperar muito pelas grandes liquidações, uma alternativa é recorrer aos cupons de descontos. Trata-se de uma forma que o varejo encontrou de fidelizar clientes por meio de ofertas exclusivas.

A boa notícia e que há sites especializados em captar esses descontos para você. É o caso do Vivo Descontos, que envia as melhores promoções semanalmente aos clientes cadastrados.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou de saber quando é a Black Friday? Deixe seu comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular