Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Procurando emprego? Veja como superar esse momento difícil

A- A+

Com o número de demissões aumentando no país, se torna comum nos depararmos com pessoas procurando emprego. Se esse é o seu caso, sabe bem como o bolso reclama. As contas continuam a chegar, mas nem sempre há saldo para quitá-las.

A taxa de desemprego no Brasil fechou 2015 em 8,5% – o maior índice desde 2012, quando o IBGE iniciou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad). Outro agravante é o salto com relação a 2014, quando o percentual foi de 6,8%.

Os números comprovam que esse é um período delicado e que exige sabedoria para passar por ele. Não só pela falta de dinheiro e pela dificuldade de administrar as despesas, ficar sem trabalho traz na carona diversos ônus. A falta de uma rotina diária, por exemplo, pode transformar a maratona de busca por vagas em uma jornada pouco produtiva.

Candidatos procurando emprego

Definir uma rotina diária para a busca é um dos segredos para sair do desemprego. Foto: iStock, Getty Images

5 dicas para quem está procurando emprego

Para otimizar o tempo de quem está procurando emprego, a coach Luciana Thomé preparou cinco boas dicas. Confira:

1. Aproveite melhor seu currículo

A prática de entregar currículos ainda é muito comum. Contudo, as tecnologias disponíveis hoje estão aí para somar. As redes sociais, por exemplo, podem ser utilizadas para o network, ou seja, para fazer contatos de forma a abrir um canal de comunicação com pessoas que possam lhe indicar para uma vaga.

2. Cuide da sua imagem

Aqui não se trata somente de unhas, cabelos ou barba bem feita. Cuidar o que – e como – fala é fundamental. Sobretudo quando as redes sociais deixam nossas atitudes expostas. E nesse caso, o que faz a diferença hoje é uma combinação de reputação e network. Portanto, evite o “#prontofalei”, opiniões extremas ou ostentar comportamentos não aceitos no mundo corporativo.

3. Mantenha o foco

Um dos principais erros cometidos na hora de procurar emprego é enviar currículos “desesperados”, sem foco. Se estiver procurando trabalho em uma área específica, ajuste as informações do seu currículo, “limpe” os excessos, direcione. Pode incluir informações que julgue importantes, mas pense no que o recrutador terá de maior interesse na hora de selecionar.

Quando a entrevista for marcada, é hora de lembrar da imagem no sentido literal – ou seja, a aparência. O ideal é não ir  “chique” demais ou de menos. Pensar nos detalhes é importante e não faltam dicas sobre isso na internet. Além disso, tenha cuidado com o comportamento. É preciso mostrar autoconfiança, mas não confunda isso com arrogância.

4. Busque aperfeiçoamento

A internet oferece uma infinidade de opções para aprimorar seus conhecimentos, inclusive de forma gratuita – então, dinheiro deixou de ser desculpa. Há palestras e cursos online o tempo todo. Também há cursos e workshops realizados gratuitamente pelas mais diversas entidades e ONGs. É preciso estar atento às oportunidades.

5. Coloque estratégia na sua rotina

Mesmo que você tenha tempo disponível, passar as tardes assistindo filmes não vai trazer um emprego até você. É preciso ter foco e estratégia na procura. Mesmo sem estar trabalhando, é preciso se atualizar, verificar oportunidades, observar o comportamento dos contratantes. Vale, inclusive, estudar o perfil dos empregadores. Isso é o fundamental para direcionar a rotina dos candidatos.

Você vai se interessar por:

Esteja pronto para as oportunidades

Se você está em busca de um emprego, não vai perder uma oportunidade por ficar sem saldo no celular. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz você pode solicitar uma recarga emergencial de R$ 3 para falar e enviar SMS para todo o Brasil. O valor é descontado automaticamente da sua próxima recarga ou da fatura da sua conta Controle.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Você também tem uma boa dica para quem está procurando emprego? Comente!

melhor lugar para trabalhar
Qualidade de vida no trabalho
Benefícios que o desempregado tem direito
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Nome sujo impede contratação
Avaliando a antecipação do 13º salário nas férias