Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Procurando emprego? Saiba como se comportar em uma entrevista

A- A+

O desemprego vem crescendo e, com ele, a fila nas agências de emprego também aumenta. Dessa forma, é ainda mais importante saber como se comportar em uma entrevista, afinal, há poucas vagas e muita procura. Você está preparado?

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre de 2015, foram fechados 511 mil postos de trabalho. Com essas demissões, o número de desempregados chega a 8,03 milhões no país. Isso representa 14% a mais, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

seudinheiro-Como-se-comportar-em-uma-entrevista

Conhecer seu potencial e manter a calma ajuda na hora da entrevista Foto: iStock, Getty Images

Segredos de como se comportar em uma entrevista

Você quer o emprego, correto? Então, faça uma preparação prévia antes de passar pelo aval do recrutador. Simone Kramer, vice-presidente de Expansão da sede gaúcha da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS), dá algumas dicas de como se comportar em uma entrevista.

Ela explica que o objetivo desse momento permanece o mesmo: é quando empregador e potencial colaborador se encontram para se conhecer e alinhar expectativas. “O que muda, de tempos em tempos, são os questionamentos realizados”, aponta Simone.

Se algumas perguntas mudam, a forma como se comportar em uma entrevista também sofre algumas modificações. Hoje, por exemplo, muitos empregadores querem saber se o candidato realiza alguma atividade voluntária. Já o entrevistado pode questionar sobre os planos de futuro da organização para a qual está se concorrendo a uma vaga.

Ansiedade faz parte da entrevista

Simone destaca que, quando está sob avaliação, é normal que o candidato demonstre certa ansiedade. “Isso pode fazer com que ele adote posturas e comportamentos que não gostaria de ter, mas que fazem parte desse momento”, esclarece.

Mas como se comportar em uma entrevista diante de tanto nervosismo? Há, sim, formas de reduzir a tensão. “Saber efetivamente o que se quer e ter um pouco de autoconhecimento e tranquilidade sobre o que podemos oferecer como profissionais facilita para que esse desconforto diminua”, sustenta.

Você vai se interessar por:

Saiba lidar com a ansiedade antes da entrevista de emprego

Saiba como enriquecer seu currículo para conseguir um bom trabalho

Saiba que em quais setores estão as melhores alternativa de emprego

“Permita-se tomar um chá de camomila ou uma água com açúcar, caso isso lhe auxilie a se manter mais tranquilo”, sugere a executiva. “É esse sentimento que você deve procurar para que um comportamento espontâneo, mas não menos profissional, se apodere de você e, dessa forma, consiga estabelecer um diálogo para que as informações que ambos buscam possam ser obtidas”, recomenda.

Por fim, a especialista sugere que o candidato faça perguntas que possibilitem conhecer mais a oportunidade e a empresa para a qual está sendo entrevistado. Quais as atividades da função? Quantos colegas terá? Quais os planos da empresa para o futuro, possibilidade de crescimento, de desenvolver uma carreira? Tudo isso deve ser esclarecido.

 

Gostou das dicas sobre como se comportar em uma entrevista? Compartilhe!

vale a pena pedir demissão
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet