Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Procura investimentos inteligentes? Saiba onde não pode errar

A- A+

Um dos ícones do atual mercado financeiro é Warren Buffett, figura frequente em listas dos mais ricos do mundo. Uma de suas frases famosas sugere que, se você não se sente confortável em ser dono de algo por dez anos, então não o seja nem por dez minutos. O que isso tem a ver com você, que procura investimentos inteligentes? Uma simples palavra responde: paciência.

Ao iniciar suas aplicações financeiras, seja qual modalidade for, é fundamental ter paciência.

Procurando investimentos inteligentes

Ter paciência para conhecer e analisar investimentos é peça-chave para o sucesso. Foto: iStock, Getty Images

O que Buffett ensina sobre investimentos inteligentes

Buffett não conquistou sua fortuna em um ano. Foram décadas. Em seus livros e palestras, ele recomenda que os investidores mantenham no seu círculo pessoas que entendem sobre o que você pretende fazer. Ao comprar ações, saiba em quem realmente confiar para aprender e decidir sobre as melhores transações.

O mercado de ações não é um bicho de sete cabeças, mas exige estudo e disciplina. Não adquira ativos e os entregue na mão de corretoras de investimentos. Como diz o ditado popular, “é o olho do dono que engorda o gado”. O mesmo vale para as suas aplicações.

É muito raro comprar ações em um dia e, na próxima semana ou mês, o lucro ter sido surpreendente. Pode acontecer, mas esperar isso do seu investimento não é ser inteligente. Afinal, fazer dinheiro nesse tipo de negócio pode levar anos. Não se apavore e venda as suas ações achando que não deu certo.

Saiba que, quando você investe em ações, está apostando em empresas – e elas são administradas por pessoas. O mercado acionário é movido por indivíduos apressados e pacientes. Os investimentos inteligentes acabam sendo percebidos pelo segundo grupo. Qual caminho você escolhe?

Crie os seus investimentos inteligentes

Não tente repetir uma transação só porque seu amigo realizou e deu certo quando ele a executou. Aplicações não operam dessa forma. É muito mais provável que você obtenha sucesso em longo prazo se focar em algo que tenha paixão ou gana de entender mais e mais.

Aproveite e esqueça essa cultura popular de que o correto é comprar uma ação quando seu preço está subindo. Preço e valor têm significados diferentes nos investimentos inteligentes. Enquanto você não domina esses aspectos, não se atire arriscando todas as suas economias.

Comece aos poucos. Escute opiniões variadas, principalmente de profissionais do ramo que você pretende investir. Depois, opte por aquilo que você prefere.

Lembre-se de pesquisar a idoneidade das empresas com as quais está lidando. Estabeleça estimativas e cálculos para poder perceber melhor quais os riscos das escolhas. Compare-as. E se você perder tudo? Tenha reservas estratégicas para emergências.

Não coloque tudo o que você possui em um só lugar. Diversifique. Também não aposte como se fosse um jogo. Investimentos inteligentes são estudados e analisados profundamente.

Passe longe das transações mais arriscadas se você está virando um investidor só agora. Com o tempo e muito estudo, certamente você dominará as aplicações financeiras sem tomar atitudes impulsivas que tragam prejuízo.

Você vai se interessar por:

Segurança para você e sua família

Mais do que estar com suas finanças protegidas, manter a segurança da sua família é a melhor dica. Com o Seguro de Vida Plus, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

E você, como faz investimentos inteligentes? Deixe seu comentário!

O controle financeiro pessoal e o futebol
como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira