Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Processo de seleção com vagas fantasmas é golpe em meio ao desemprego

A- A+

Estar em busca de uma oportunidade de trabalho em meio a um mercado concorrido pode expor o candidato a fraudes. Você já ouviu falar nas chamadas vagas “Cinderela”? Elas são utilizadas para atrair pessoas para um processo de seleção de uma vaga fantasma em uma grande empresa.

Mesmo que essa vaga realmente exista, o golpe se caracteriza por que a empresa ou consultoria que entra em contato com o candidato não está autorizada a levar adiante nenhum processo de seleção. O objetivo é extorquir dinheiro do candidato.

Golpe no processo de seleção

Com o aumento das demissões e do índice de desemprego, que chega a 8,3%, segundo o IBGE, o caminho está aberto para golpistas tirarem proveito de pessoas em busca de oportunidades de trabalho. São vários os tipos de fraudes para tentar tirar alguma vantagem financeira dessa situação delicada, incluindo a vaga “Cinderela”.

Processo de seleção pode ser uma vaga fantasma.

Busca por recolocação no mercado pode levar candidato a cair em armadilhas. Foto: iStock, Getty Images

Promessas de altos salários, posições invejáveis e ótimas condições de trabalho são as principais iscas dessas empresas de má-fé.

No golpe, a pessoa recebe uma ligação de uma consultoria oferecendo uma vaga de emprego e chamando para um processo de seleção, explica Luciana Tegon, sócia-diretora da Tegon Consultoria. “Após o agendamento de uma entrevista, eles informam que o candidato deverá pagar uma taxa para revisão de currículo, produção de cadastro ou aplicação de teste de perfil”, diz.

De acordo com Luciana, essa é a prática que caracteriza o golpe. “Nenhuma empresa de recrutamento séria cobra nenhum tipo de taxa do candidato em processo de seleção para qualquer oportunidade”, alerta. “As boas consultorias já são remuneradas pelas empresas para fazer todos os serviços de um recrutamento sem cobrar dos candidatos”, reitera.

Dicas para um processo de seleção seguro

Uma dica da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) para fugir desse tipo de golpe é sempre pesquisar a idoneidade das empresas de recrutamento antes de aceitar participar de qualquer processo de seleção. Uma maneira fácil de fazer essa pesquisa, segunda a entidade, é verificar se o nome da consultoria consta em sites de reclamações.

Pesquisar na internet se a consultoria tem site e referências também é uma alternativa. Uma dica da sócia-diretora da Tegon Consultoria é o candidato perguntar para onde é a vaga e ligar para o RH da empresa para checar quem é o responsável pelo processo de seleção.

De acordo com a ABRH, é importante que as pessoas denunciem aos órgãos de defesa do consumidor as falsas consultorias que cobram taxas dos candidatos. Segundo a entidade, a prática é ilícita.

Consultorias oferecem processo de recolocação

Apesar de nenhuma consultoria poder garantir a participação em processos de seleção ou mesmo a conquista de alguma vaga em uma empresa, elas oferecem aos candidatos apoio na fase de recolocação no mercado.

O serviço, esse sim pago e contratado de forma legal, inclui avaliação e melhoramento do currículo, treinamento para participação em entrevistas, orientação de posicionamento nas redes sociais e desenvolvimento de networking.

Você vai se interessar por:

Conheça 7 sites de emprego com vagas abertas

Como melhorar a busca em classificados de emprego

Comportamento nas redes sociais podem afetar busca por emprego

Mantenha-se informado

Se você está em busca de recolocação no mercado de trabalho, é importante estar sempre bem informado. Que tal contar com uma central disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, para saber informações e realizar pequenos serviços?

Com o Vivo Informa, você pode obter indicação e realizar reservas em restaurantes e casas noturnas, além de comprar ingressos para shows e espetáculos, por exemplo. É só ligar para *365 e começar a aproveitar esse serviço.

> Vivo Informa: Receba tudo sobre tempo, horoscopo, trânsito e mais

Esse artigo fez você lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria