Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Problemas financeiros tiram o sono e afetam a saúde

A- A+

Muita gente já ganha seu próprio dinheiro e tem conta no banco. Porém, nem sempre a administração é bem feita, o que resulta em problemas financeiros.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Data Popular, 53% dos moradores das favelas brasileiras são bancarizados, possuindo conta corrente, poupança e outros serviços bancários. Os transtornos com as finanças, no entanto, não são apenas administrativos.

problemas-financeiros

Dívidas e dificuldades em honrar contas podem desencadear insônia. Foto: Shutterstock

Dentro das comunidades, não se encontram agências bancárias e lotéricas, fazendo com que os moradores precisem se deslocar até outros locais para deixar as contas em dia. Prazos de pagamento, aperto no fim do mês e dificuldade em organizar os gastos geram preocupação. Veja dicas para reconhecer problemas financeiros e garantir seu bem-estar.

Dívidas são os principais problemas financeiros

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em 2014, o percentual de famílias endividadas no Brasil era de 63,3%. Dessas, 11,8% se diziam com dívidas muito altas, envolvendo principalmente o cartão de crédito, o crédito pessoal, os financiamentos e os carnês de pagamento.

De acordo com a Serasa Experian, são 54 milhões de brasileiros endividados. Por isso, a prestadora de serviços resolveu criar um teste para indicar se, além de ajuda com problemas financeiros, é necessário também verificar a saúde.

O teste funciona como um “indicador de estresse financeiro” e parte de um princípio. Se você responder “sim” para algumas questões, então está precisando ser “examinado”. Caso você gaste mais de 30% da renda nas prestações de casa, carro, carnês de compras, crédito pessoal e consignado ou cartão de crédito, já é um motivo para começar.

Depois, verifique se mais de 15% da renda vão para financiamentos sem garantias, como casa ou crédito consignado. Por fim, se você está preocupado em não conseguir pagar todas as dívidas sem comprometer o sustento da família, preste atenção. A resposta afirmativa para essas questões indica a necessidade de maior controle financeiro.

Leia a continuação das dicas sobre como os problemas financeiros afetam sua saúde em Vivo Mais Saudável, onde você também encontra muitas outras dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

 Confira também
como abrir uma academia de ginástica
como montar uma drograria
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
como montar uma loja de produtos orgânicos
comer peixe