Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Problemas financeiros afetam o casamento: como evitar e resolver

A- A+

Se é verdade a máxima que o dinheiro não compra a felicidade, pelo menos ele facilita muitos aspectos da vida. Por outro lado, também pode ser motivo para discórdia. Na vida a dois, sem um planejamento adequado, problemas financeiros afetam o casamento e podem minar a relação.

Se você vem experimentando as consequências negativas das brigas motivadas por dinheiro, é importante atuar em duas frentes: para evitar esse tipo de situação e para resolvê-la da melhor forma possível quando acontecer.

Problemas financeiros afetam o casamento

Casal deve colocar parceria em prática e encontrar soluções para o momento difícil. Foto: iStock, Getty Images

Problemas financeiros afetam o casamento

Ser honesto é essencial para que a confiança se fortaleça entre a dupla. Se um perder o emprego ou tiver os rendimentos reduzidos, precisa expor a situação real para o parceiro.

A partir deste ponto, juntos, vocês podem ajustar o planejamento financeiro do casal. Com apoio e compreensão, é possível rever os gastos fixos, cortar despesas e enfrentar o que vem por aí.

É preciso ter ciência de que problemas financeiros afetam o casamento e a saída é conversar, conversar, conversar e conversar de novo. Esse é o jeito mais sensato de resolver o impasse que pode não ter data para acabar.

Divida seus sentimentos para que não passe a existir um jogo de poder entre o casal. O parceiro que está ganhando mais, ainda que esteja sustentando a casa sozinho, não pode assumir o papel de poderoso.

Se não haver sensibilidade para conduzir o momento delicado, impactos podem ser percebidos até mesmo na vida sexual da dupla. Deixe o orgulho de lado e seja humilde para vivenciar essa experiência que não é estática. A vida é movimento.

Hora de reprogramar a vida juntos

Conhecer como o parceiro lida com dinheiro é meio caminho andado para prever como amenizar os atritos nesse período de poucas economias. Se vocês tinham conta conjunta, terão que administrar juntos, mesmo que só um esteja contribuindo com depósitos neste momento.

Não pode haver mentiras em relação a quanto cada um ganha. É preciso evitar que o dinheiro seja mais importante que o amor entre vocês. Problemas financeiros afetam o casamento, mas podem ser contornados com parceria e paciência.

Talvez seja necessário vender o carro, ou um dos carros, ou mesmo trocar de casa como forma de reduzir despesas e gerar algum capital. Essas decisões devem ser tomadas com calma, avaliando os prós e contras.

A logística do casal provavelmente será alterada para economizar no que der. Não é saudável um se esforçar poupando daqui e dali, enquanto o outro tem um rompante e gasta sem uma conversa prévia. Briga na certa será a consequência.

Troque de lugar com seu amor e analise suas atitudes antes de apontar o dedo contra aquela pessoa que está ao seu lado e que só quer o seu bem.

Problemas financeiros afetam o casamento e também podem ser oportunidades de novas fontes de renda. Não se sinta rebaixado e não se deprima. Torne-se útil, estude, busque outras alternativas e explique para sua família o quanto esse apoio é importante para recomeçar.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças