Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Problemas ao sacar dinheiro? Saiba o que fazer nesses casos

A- A+

Devido à crescente utilização dos meios de pagamento eletrônicos e a popularização do cartão de crédito, sacar dinheiro se tornou menos frequente. Mas o hábito não foi abolido: seja para pagar a passagem de ônibus ou qualquer outra despesa básica no dia a dia, sempre é bom contar com algumas cédulas na carteira.

Nesses casos, é mais rápido e prático recorrer aos terminais eletrônicos do que encarar as filas dos caixas no interior das agências.

Ao optar pela primeira opção, no entanto, ninguém está livre de enfrentar problemas na hora de sacar dinheiro. Cédulas presas, cartão trancado e indisponibilidade de notas nos valores desejados são as falhas mais recorrentes.

Problema ao sacar dinheiro

Se o cartão ficar retido, além de cancelar operação, é importante contatar o banco. Foto: iStock, Getty Images

O que fazer se não conseguir sacar dinheiro

Se você já passou por alguma das situações relatadas ao sacar dinheiro, sabe a dor de cabeça que elas podem causar. Para prevenir novos problemas, confira algumas dicas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban):

Verifique a disponibilidade do caixa eletrônico

Antes de realizar um saque, ou qualquer outra operação bancária, verifique na tela do caixa eletrônico se o equipamento está ativo ou inoperante.

Se o terminal da agência ou a transação desejada não estiver disponível, não insira o seu cartão e nunca aceite ou solicite a ajuda de estranhos. Procure sempre pedir auxílio a um funcionário do banco com uniforme e crachá de identificação.

Cancele ou anule a operação

Caso não consiga concluir uma operação ou seu cartão ficar retido no caixa eletrônico, não digite sua senha e aperte as teclas anule e cancela.

Em seguida, ligue imediatamente para o banco, através do telefone da cabine, ou procure a ajuda de um funcionário que esteja identificado, se estiver usando o caixa eletrônico de uma agência bancária.  

Contate o seu banco

Se, ao sacar dinheiro, as cédulas não saírem, ou saírem parcialmente, anular ou cancelar a operação não será suficiente. Você precisa entrar em contato com o seu banco o mais rápido possível.

Se não haver nenhum funcionário no local, nem telefone na cabine ou ele não estiver funcionando, use o seu telefone pessoal para ligar para o número do banco.

A Febraban disponibiliza em seu site uma área que oferece aos usuários os números dos bancos para atendimento ao cliente.

Lembre-se de nunca utilizar telefones de desconhecidos, especialmente os celulares, para comunicar-se com a sua instituição bancária, pois os dados de sua conta e senha ficam registrados na memória do aparelho.

Reclame com o Banco Central

Se ainda assim você não for atendido, o recomendado é reclamar diretamente com o Banco Central, no número 0800 979 2345. Para registrar uma reclamação contra a instituição, é só acessar o site e clicar em Registre a sua demanda. Outra opção é reclamar junto ao Procon da sua cidade.

Você vai se interessar por:

Deixar dinheiro na conta sem investir não é um bom negócio

Dinheiro vivo perde espaço para outros meios de pagamento

Volta da CPMF diminui o valor do dinheiro no seu bolso

Sacar dinheiro com o Vivo Zuum

Você já ouviu falar do Vivo Zuum? Ele é o cartão pré-pago da Vivo. Com ele, além de sacar dinheiro em todos os caixas eletrônicos da Rede Cirrus e comprar em mais de 1,8 milhões de lojas, é possível realizar todas as demais operações bancárias pelo o seu celular. Para isso, basta criar a sua conta, sem burocracia e sem comprovação de renda.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas de segurança ao sacar dinheiro? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
quando vale a pena comprar título de capitalização
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria