Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Previdência privada: saiba tudo sobre o VAGP

A- A+

Os planos de previdência mais conhecidos no mercado ainda são o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), mas há outras categorias disponíveis. Entre essas opções, uma não tão conhecida é o VAGP, que tecnicamente é um seguro de vida com opção de previdência.

Ao escolher um plano de previdência, o ideal é conhecer bem todas as particularidades de cada um e, então, ficar com aquele que oferece as condições ideais de acordo com as suas preferências. Quer tal saber mais sobre o VAGP?

Homem avalia o VAGP

No VAGP, somente os rendimentos do dinheiro aplicado são declarados no IR. Foto: iStock, Getty Images

O que é o VAGP

VAGP é a sigla para Vida com Atualização Garantida e Performance. Ele funciona da mesma maneira que o Plano com Atualização Garantida e Performance (PAGP), com o adicional do seguro de vida. A diferença entre os dois fica apenas na tributação.

As principais características que os distinguem dos demais planos de previdência são:

Correção

Durante o período de acumulação, também chamado de período de diferimento, a atualização monetária nos planos VAGP e PAGP acontece de acordo com um índice estabelecido em contrato e previsto em regulamento.

Imposto de Renda

Ao contrário de outros tipos de planos de previdência, no VAGP e PAGP não é possível abater as contribuições do Imposto de Renda. Por outro lado, só incidem impostos sobre os rendimentos financeiros acumulados sobre o saldo.

Rendimento

Como já dito, há uma rentabilidade mínima no VAGP, prevista em contrato, e também correção da inflação. Os ganhos que o contribuinte tem acima disso, ou seja, o excedente financeiro oriundo das aplicações das reservas, são divididos entre o gestor do plano e o cliente.

Saiba mais sobre os planos de previdência

A previdência privada é uma alternativa à Previdência Social, gerida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com ela, o contribuinte escolhe um fundo ou plano de previdência para investir na sua aposentadoria e pode decidir qual o valor da sua contribuição e qual a periodicidade, além de outros fatores que diferenciam um plano de outro.

Quem opta por planos de previdência privada o faz para garantir um bom nível de vida quando chegar à aposentadoria. Os planos de previdência privada são administrados por uma companhia seguradora, e não são são apenas uma aposentadoria, mas também um tipo de poupança e, em alguns casos, um seguro de vida. Também é possível aderir a um plano para outra pessoa – por exemplo, para o filho cursar a faculdade futuramente.

Um plano funciona assim: primeiro, o investidor faz depósitos periódicos, previstos em contratos. Trata-se do período de acumulação, quando o cliente aplica o dinheiro e a seguradora é a cotista – a carteira pode conter títulos de renda fixa ou variável.

A outra fase é a do benefício, em que o investidor usufrui do que acumulou ao longo do tempo, recebendo o que investiu e os rendimentos acumulados.

Você vai se interessar por:

Proteja sua família e concorra a prêmios

Independentemente do tipo de plano de previdência contratado, o melhor custo-benefício é o bem-estar da sua família. Com o Seguro Premiado Vivo, você garante a proteção dos seus entes queridos e ainda concorre a prêmios no valor de R$ 2.500 por dia. Para participar, basta enviar a palavra SEGP para 8051.

> Seguro Premiado Vivo: Proteja a sua família e concorra a prêmios

Gostou de saber sobre o VAGP e outros tipos de planos de previdência? Então, compartilhe o artigo com seus seguidores nas redes sociais. Se você ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo.

Planejando a aposentadoria de pessoa com deficiência
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças