Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Prestação que cabe no bolso: veja como calcular

A- A+

Aluguel, escola dos filhos, gasolina, alimentação, água e luz. O mês mal começa e não são poucas as contas que precisam ser pagas. Além delas, a necessidade de um financiamento ou empréstimo pode levar a mais uma prestação.

Para que o equilíbrio financeiro aconteça e as dívidas não sejam o único caminho, é preciso fazer os cálculos. Além disso, adotar algumas medidas pode evitar que a sua conta feche o mês no negativo.

Prestação que se encaixa no orçamento

Sem planejar, não há como saber se o seu orçamento suporta uma nova prestação. Por isso, o fundador do site Minhas Economias, Décio Kimura, ressalta que é importante anotar todas as receitas e despesas. Com os números em mãos, é possível estimar quanto dinheiro está sobrando ou mesmo fazer cortes que ajudem a poupar.

O especialista indica o uso de planilhas disponíveis em sites especializados em finanças, como é o caso do Vivo Seu Dinheiro. Com o orçamento montado, você conseguirá enxergar a sua situação financeira a longo prazo e identificar se há brechas para novas contas ou não.

Para evitar que a prestação se torne um problema, faça as contas e avalie o orçamento. Foto: iStock/Getty Images

Para evitar que a prestação se torne um problema, faça as contas e avalie o orçamento. Foto: iStock/Getty Images

Atenção à prestação antes da compra

Se você não vive sozinho e o dinheiro da casa é usado para o sustento da família, é preciso que todos os membros conversem entre si a respeito do assunto. Segundo ensina o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Nelson Chalfun Homsy, é fundamental estabelecer regras de gastos em função de características específicas, tais como a faixa etária dos membros, o tamanho da família e a estrutura de governança.

Já o professor de Economia da Universidade Estácio de Sá, Jair Abreu, destaca que o controle dos gastos familiares não é fácil de ser colocado em prática, pois implica na necessidade de conciliar interesses e percepções distintas sobre a importância de se cortar gastos.

Para que a o plano funcione, ele indica que se discutam e reúnam os principais objetivos  de cada um em curto, médio e longo prazo. Assim, é mais fácil  chegar até um objetivo comum. Se a prestação vai pesar no orçamento e levar você e a sua família em direção ao endividamento, esperar o momento ideal pode ser a melhor saída.

Assistência é alternativa para serviços

Quer evitar gastos adicionais com surpresas desagradáveis? Com o Vivo Multiassistência, você conta com socorro mecânico e reboque para seu carro, além de eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiro sempre que precisar. É mais segurança para você e a sua família, além de um problema a menos para se preocupar nos momentos de dificuldade.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas sobre prestação? Compartilhe!

viagens econômicas pela Europa
tempo é dinheiro?
como fazer um plano financeiro
como lidar com a avareza
economizar no seguro da casa
como economizar na limpeza