Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Presentes para avós: sempre é dia de prestar homenagens

A- A+

O Dia dos Avós existe, é comemorado em 26 de julho, mas a homenagem a essas figuras tão importantes em nossas vidas merece ser feita em várias ocasiões. Se você procura uma lembrança especial, confira sugestões de presentes para avós e acerte na escolha sem precisar gastar muito.

A escolha de presentes para avós

Nem todo mundo tem avós velhinhos. Há muitos avós jovens por aí. Outros tantos chegam à terceira idade esbanjando saúde e qualidade de vida. Não que eles não gostem de artesanato, receitas de bolo e cadeiras de balanço, mas, na hora de dar presentes para avós, é uma boa ideia você levar em consideração esses diferentes perfis.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia João Bastos Freire Neto, há um conceito estruturado e apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2002, que é o envelhecimento ativo. “Ele não se restringe à atividade física, e sim à continuidade de oportunidades”, diz.

De acordo com Neto, 85% dos idosos possuem potencial de estar em atividade e, muitas vezes, é a sociedade, por questões diversas, que não permite. “Até 2050, essa perspectiva deve mudar, pois passarão de 23 milhões para quase de 70 milhões de idosos, cerca de 30% da população brasileira”, afirma.

O Dia dos Avós foi escolhido para ser comemorado em 26 de julho.

Dedicar tempo e carinho aos avós é sempre uma grande forma de homenagem. Foto: iStock, Getty Images

Sugestões de presente para avós

Algo que pais e avós costumam gostar são trabalhos feitos por você, manualmente, pois isso demonstra que dedicou tempo e carinho a eles. Uma sugestão de presentes para avós é fazer colagens de fotos suas com eles e acrescentar ímãs para geladeira, podendo aproveitar tecidos para fazer a moldura.

Outra boa ideia de presentes para avós é fazer um vídeo no Facebook ou para o WhatsApp. Caso eles não saibam ver, dedique tempo a mostrar como fazer. Você também pode dar um smartphone ou tablet e, da mesma forma, ensinar a usar se já não estiverem familiarizados.

Para aqueles que já têm dispositivos móveis, vale dar outro tipo de presente, como assinaturas de jornais, revistas ou algo do interesse deles. Outra opção são DVDs de músicas ou filmes para assistir com eles.

Você vai se interessar por:

Confira ideias de presentes legais para pais descolados

Momentos de diversão são aliados contra o estresse

A pé ou de bicicleta? Veja como ir ao trabalho de forma sustentável

Se os seus avós forem mais aventureiros e, dependendo das suas possibilidades, você pode oferecer uma viagem ou excursão – e ir junto. Existem ainda grupos específicos para os avós mais velhos que preferem viajar com outros idosos, desde roteiros curtos e acessíveis, como programas oferecidos por associações ou agências de viagens.

Outra possibilidade são os pacotes em academias, especialmente aulas de hidroginástica e relaxamento ou massagem, sempre de acordo com a idade.

Para aqueles que quiserem uma opção mais caseira, é possível programar uma sessão de relaxamento em casa.

Passeios ao ar livre, piquenique no parque e andar de bicicleta também são sugestões de presentes para avós, assim como um café da manhã na cama, preparado por você, ou uma cesta encomendada, principalmente se você morar longe. O que importa é não deixar de mandar seu carinho.

 

Gostou das dicas de presentes para avós? Deixe seu comentário.

quanto custa um seguro de vida
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho