Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Prepare o bolso e planeje as suas compras de final de ano

A- A+

Faltando menos de dois meses para a chegada do Natal, o comércio já começa a preparar liquidações para incrementar as vendas. Para os consumidores, porém, esse é um momento de redobrar a cautela. Para que as compras de final de ano não sejam seu passaporte de entrada para as dívidas, é preciso planejamento.

Você já tem bem planejado quem irá presentear e quanto irá gastar? Sabe com quais recursos irá contar para fazer suas compras? Conhece as melhores formas de economizar? E os seus direitos diante de qualquer problema? É bom se informar desde já para prevenir dores de cabeça futuras.

Compras de final de ano exigem preparo para o seu bolso.

Aproveitar descontos online é uma dica para economizar nos presentes de fim de ano. Foto: iStock, Getty Images

10 dicas para as compras de final de ano

Cuidado com o 13º salário

Se o seu 13º salário ainda nem saiu e você já está pensando no que vai comprar, pise no freio. Lembre-se que, logo após o Natal, vem uma série de impostos, material escolar dos filhos, férias. Enfim, há diversas contas extras pela frente.

Planeje as compras

O espírito natalino é mesmo contagiante. Dá vontade de presentear a todos. Mas para não se exceder nas compras de final de ano, o ideal é fazer uma lista das pessoas que realmente devem ser lembradas, e o valor que será destinado a cada uma. Assim, você não foge do orçamento.

Pesquise preços

Não há como economizar sem encontrar os melhores preços. Esse é um cuidado fundamental para comprar em qualquer época do ano. E a falta de tempo não é desculpa. Para driblá-la, você conta com a internet.

Compre com antecedência

Antecipação não serve apenas para encontrar os presentes nas prateleiras das lojas. Comprando com calma, você resiste ao consumismo desenfreado das compras de véspera.

Use o crédito com cautela

Parcelamento requer moderação. Isso significa reduzir a quantidade de compras, assim como o número de parcelas. Lembre-se: quanto menor o prazo para pagar, menor o risco de endividamento.

Estabeleça um limite de gasto

É importante determinar o valor que você pode gastar nas compras de final de ano, principalmente se você tiver parcelamentos em andamento. Se necessário, converse com a família sobre a situação, mas não extrapole seu limite.

Exija nota fiscal

Pior que gastar o seu dinheiro é adquirir um produto com defeito. Pior ainda é não conseguir realizar a troca. Para garantir seus direitos, exija nota fiscal. Se a compra for pela internet, salve todas as operações e busque informações sobre a empresa, como CNPJ, razão social, endereço físico e telefone.

Recebimento de mercadoria

Se o produto que você comprou foi sob encomenda – tanto na loja física quanto na virtual – não assine o recebimento sem verificar o produto. Caso haja alguma avaria (como quebras ou arranhões), recuse.

Frete

Você pode poupar um pouco mais ao optar por lojas que oferecem frete gratuito. Isso vale tanto para suas encomendas quanto para aquelas pessoas queridas que moram longe e que você deseja presentear.

Arrependimento

Caso você queira desistir da compra após recebê-la, pode fazê-lo em até sete dias. Isso está previsto no chamado direito de arrependimento. Ele é válido somente para as compras à distância (por internet, telefone ou catálogo).

Você vai se interessar por:

Compras de final de ano com tranquilidade

Se você procura o melhor preço, o Vivo Compras é uma ótima ferramenta para comparar e comprar. Por meio de uma parceria com a Opte+, o site permite encontrar os melhores valores nos principais e-commerces de moda, eletrônicos, informática, esportes, lazer e viagens.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

Gostou das dicas para economizar nas compras de final de ano? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico