Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Preocupado com os tempos de crise? Sua empresa pode superar

A- A+

Passar por tempos de crise é complicado para qualquer setor, seja você uma pessoa física ou jurídica. Para empresas, alguns cuidados devem ser redobrados, pois uma decisão equivocada pode impactar em todo o processo e com consequências desastrosas para as finanças do negócio.

De acordo com o economista e especialista em startups Walter Mendes, consultor do CEOlab, cada crise é diferente da anterior, e não há uma fórmula pronta para saber como escapar ileso desses momentos críticos.

No entanto, a primeira coisa a fazer é evitar tomar decisões e atitudes de caráter emocional. Ações extremas, como tirar dinheiro do país, ou investir tudo em dólares, são decisões que até podem dar certo, mas não são recomendadas.

Em contrapartida, será possível que o empreendedor consiga oportunidades interessantes durante tempos de crise? De acordo com Mendes, a resposta é “sim”, mas é preciso cautela. É difícil administrar determinados riscos causados pela instabilidade econômica, o que dificulta a tomada de decisões em cenários de incerteza.

Pessoas para tentar superar os tempos de crise.

No mundo dos negócios, preservar o capital é fundamental para sobrevivência. Foto: iStock, Getty Images

Como superar tempos de crise no negócio

Se você quer saber como sua empresa deve agir para passar com menos sobressaltos por tempos de crise, vale a pena seguir alguns passos. Veja abaixo quatro dicas e saiba como aplicá-las em seu negócio.

Preserve o capital

Esse é o primeiro passo para passar por tempos de crise. Como você não sabe como o mercado vai se comportar, a primeira coisa a fazer é manter os recursos e, apenas depois, se preocupar com eventuais retornos. Isso vai fazer com que você tenha liberdade para fazer uma gestão adequada de seu fluxo de caixa em momentos de baixa.

Se for investir, priorize opções com maior liquidez

Se, mesmo com a crise, você optar por investir, cuidado. Prefira investimentos com bastante possibilidade flexibilidade – ideais para momentos de instabilidade e incerteza do mercado. É fundamental nessas horas que você tenha liberdade para alterar aplicações, dependendo da sucessão dos acontecimentos.

Ao usar recursos de instituições financeiras, escolha com cuidado

Se você for buscar recursos financeiros ou aporte de capital em bancos, pesquise bastante antes de tomar uma decisão. Momentos como esse já são conturbados por si só e, além disso, determinadas instituições financeiras podem praticar juros mais altos em relação a outras. Busque a melhor opção para suas finanças sempre.

Avalie com cuidado o mercado

As crises trazem junto a instabilidade do mercado. Avalie com cuidado como o setor em que seu negócio está inserido reage e monitore o que acontece (empresas que fecham, demissões, reduções de salário, entre outros). Isso vai dar uma visão mais clara em relação à oferta e procura pelo seu produto ou serviço.

Você vai se interessar por:

Gostou das dicas para sobreviver em tempos de crise? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria