Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Prêmio, franquia, sinistro: conheça o ABC do seguro

A- A+

Você sabe qual o significado do prêmio na sua apólice do seguro? E sinistro, sabe o que é? Entender a apólice do seu contrato requer dedicação, mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa não é uma tarefa difícil. Para começar a desvendar o seu seguro, é importante entender o conceito das expressões comumente usadas nas apólices.

Prêmio, franquia e sinistro, por exemplo, estão presentes em diferentes tipos de apólices, seja do seguro do carro, de vida ou de acidentes pessoais. Segundo a Superitendência de Seguros Privados (Susep), prêmio é o valor que quem contrata o seguro paga à seguradora para que ela cumpra tudo o que está previsto na apólice. Já a franquia é o valor pago pelo segurado – que está previsto em contrato – para que a seguradora faça reparos, consertos e avarias no carro ou na residência que recebeu o seguro. Esses dois termos são, frequentemente, confundidos, assim como vários outros que são utilizados pelos seguros.

Expressões e termos de seguros te dão mais clareza sobre o que está sendo contratado. Foto: iStock, by Getty Images

Expressões e termos de seguros te dão mais clareza sobre o que está sendo contratado. Foto: iStock, by Getty Images

Além de prêmio e franquia, confira 9 termos usados pelos seguros

1. Roubo

Segundo o Código Penal Brasileiro, roubo significa tirar algo de alguém mediante ameaça ou violência. Roubo, então, é quando o bem foi subtraído da vítima com o uso de violência.

2. Furto simples e qualificado

O furto simples acontece quando a vítima é lesada, mas ela não estava presente no momento em que algo foi levado. Se alguém pega o celular da sua bolsa sem você ver, por exemplo, isso é classificado como um furto.

No entanto, se os ladrões entram na sua casa ou carro e destroem ou rompem um obstáculo, como no caso de um arrombamento, por exemplo, isso é classificado como furto qualificado.

3. Incêndio

Os seguros contra incêndio – seja individual ou quando o seguro residencial cobre o item – abragem os danos materiais causados por fogo não intencional, explosão ou fumaça. Os problemas mais causados são gerados em aparelhos eletrônicos ou outros aparelhos elétricos instalados na residência coberta pelo seguro. Em geral, os seguros cobrem danos causados por fumaça que não tenha sido gerada na residência ou terreno segurado.

4. Explosão

Uma explosão pode ser gerada por um curto-circuito ou até como consequência de um desastre natural, mas em geral as explosões em residências acontecem devido a defeitos na instalação da tubulação de gás. Uma explosão se dá exatamente pela libertação de um gás represado ou pela expansão repentina de algum objeto.

5. Queda de raio

Quando um raio cai no solo, uma desgarga elétrica muito intensa acontece e pode causar pequenos ou grandes danos no que estiver por perto. Os seguros cobrem geralmente o pagamento dos prejuízos dos danos materiais causados por queda de raio na residência ou dentro do terreno segurado.

6. Sinistro

Um sinistro é um acidente ou incidente que a pessoa, residência ou automóvel segurado podem sofrer. O sinistro é quando aqueles fatores de risco que estão presentes no contrato do seguro acontecem: morte, no caso do seguro de vida, roubo ou furto, no de carro, são exemplos de sinistro.

7. Morte acidental

Uma morte natural decorre de fatores naturais, como uma doença ou a idade. Já uma morte acidental, para os seguros, é quando acontece devido a um acidente, como uma batida de carro, um atropelamento ou uma queda.

8. Invalidez

Uma doença ou um acidente podem ser o motivo de uma declaração de invalidez de uma pessoa. É a incapacidade física ou mental que não mais possibilita a atividade profissional.

9. Acidente e incidente

Um acidente é um desastre, algo inesperado que pode acontecer, e que causa danos. Um incidente é também algo inesperado, mas que pode alterar o transcorrer natural ou programado de uma situação, mas sem consequências graves.

Seguros para você

A Vivo, em parceria com a ACE Seguradora, oferece seguros de acidentes pessoais e vida. Além disso, a contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Esse artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
meu marido morreu tenho direito a pensão
quanto custa um seguro de casa
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images