Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Alta no preço da gasolina tem impacto nas despesas com o veículo

A- A+

Com o preço da gasolina em alta, as despesas com o veículo podem comprometer parte significativa da renda na soma total do mês. A boa notícia é que, com alguns cuidados, é possível diminuir o consumo sem precisar deixar o automóvel parado na garagem.

Com o preço da gasolina em alta, economize

Gastar menos dinheiro com combustível é possível e não depende apenas do preço da gasolina. A maneira como você cuidado do seu carro também influencia no resultado dos gastos. Tudo começa ainda antes de encher o tanque, com a manutenção do veículo.

Como explica o diretor comercial da Webmotors, Thiago Andrade, um veículo em perfeitas condições consome menos. Uma dica simples, mas que faz muita diferença nos cálculos do final do mês, é calibrar os pneus semanalmente, de acordo com as recomendações do fabricante que constam no manual do proprietário. A explicação está na aceleração menor que o carro precisa para rodar.

A escolha da gasolina também faz diferença. Por mais que não influencie diretamente no consumo do carro, o combustível aditivado permite uma limpeza mais eficiente do motor. Desse modo, o desgaste é menor e os benefícios são sentidos no desempenho, que aumenta. Por isso, desconfie de postos que não possuem bandeira ou que permitam abastecer com preço muito abaixo daquele que é praticado no mercado.

Preço da gasolina

A escolha da gasolina faz diferença na hora de economizar, mas o modo como você dirige também. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para diminuir o consumo de gasolina

Reduzir o valor investido em combustível também é possível com atitudes simples, adotadas na maneira como você dirige e se comporta no trânsito. Confira quais são as principais delas, de acordo com Andrade:

– Dirija corretamente e evite trocas bruscas de marcha e pisadas muito rápidas

Não carregue peso extra desnecessariamente, como malas ou caixas

Evite trafegue em altas velocidades com os vidros abertos, pois a resistência do ar faz com que se gaste mais combustível

Acelere de maneira progressiva e suave e prefira não rodar em horários de pico, que exigem frear e acelerar constantemente

Tire o pé do acelerador e permita que o carro diminua a velocidade naturalmente ao ver que o semáforo fechou.

Assistência é alternativa para encanador e outros serviços

Para economizar com o carro também é preciso estar preparado para problemas que não estão programados. Com o Vivo Multiassistência, você garante serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção. São opções como socorro mecânico e reboque para seu carro, além de eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiro sempre que precisar.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas sobre o preço da gasolina? Comente!

economizar no seguro do carro
como economizar na limpeza
não consigo pagar financiamento veículo
cadeiras de bebê para automóvel
banco de couro automotivo
carros-pequenos-e-baratos