Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Precisando de dinheiro? Crie uma reserva sem contrair dívidas altas

A- A+

Acumular uma reserva financeira é objetivo comum entre as famílias brasileiras que estão precisando de dinheiro. O desafio é reunir a quantia sem transformar o que era solução em uma dívida difícil de pagar.

Se o seu primeiro impulso é recorrer a um empréstimo, talvez esteja na hora de rever as suas estratégias. O mesmo vale ao pagar a fatura mínima e recorrer ao crédito rotativo do cartão de crédito, lembra o coach Luiz Dias, CEO da Allanis Networks. Com altos juros, o resultado costuma ser o inverso do esperado. 

Mulher precisando de dinheiro.

Se precisa de uma reserva financeira, será preciso cortar os gastos supérfluos. Foto: iStock, Getty Images

Precisando de dinheiro? Saiba o que fazer

Se pedir ajuda ao banco é alternativa que deve ficar em segundo plano, a principal opção é recorrer a você mesmo – e estar disposto a praticar o desapego. Pode ser aquela roupa que sempre fica de lado ou um eletrodoméstico com pouco uso.

Depois de reunir tudo aquilo que pode ser vendido e que não vai fazer falta, é só montar um brechó nos finais de semana ou então anunciar os produtos em páginas da internet. O retorno pode ser maior do que o esperado – e você ainda ganha mais espaço em sua casa.

“Outra possibilidade seria utilizar de suas habilidades, como fazer doces ou salgados e oferecer para as pessoas mais próximas, que gostando vão começar a divulgar para outras pessoas”, aconselha Dias. Ou seja, utilizar as horas vagas para complementar a renda.

Ao mesmo tempo também vale ficar atento ao planejamento financeiro. Se está precisando de dinheiro e tem como objetivo juntar uma reserva, pode ser necessário readequar os seus gastos e cortar os supérfluos.

Empréstimo para quem está precisando de dinheiro

Se ainda assim você continuar precisando de dinheiro, a saída é contar com as opções oferecidas pelo banco. A primeira delas é o refinanciamento, na qual você pede um empréstimo e deixa como garantia um bem que já possui, como um carro ou mesmo a sua casa. A principal vantagem são os juros mais baixos.

“A segunda seria tomar um empréstimo”, explica Mauro Calil, especialista em investimentos do Banco Ourinvest. Mas ele alerta sobre os riscos envolvidos, que só tornam essa uma opção viável em casos de emergência.

Também tenha atenção na hora de escolher a modalidade de empréstimo. Em geral, a linha mais barata é o crédito consignado, na qual as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento.

Como essa nem sempre é opção disponível, vale discutir com o seu gerente quais são as alternativas possíveis – e que fiquem longe dos juros altos.

Você vai se interessar por:

Saiba como conseguir dinheiro emprestado sem comprometer mais o bolso

Conheça 7 dicas simples para juntar dinheiro

Quer parar de gastar dinheiro? Veja por onde começar

Crédito emergencial ao seu alcance

Se você está precisando de dinheiro e a dificuldade financeira atrapalha até mesmo operações básicas do dia a dia, como a sua comunicação, é possível contar com um serviço que garante o saldo no celular. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz você pode solicitar uma recarga emergencial de R$ 3 para falar e enviar SMS para todo o Brasil. O valor é descontado automaticamente da sua próxima recarga ou da fatura da sua conta Controle.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Você tem uma boa dica para quem está precisando de dinheiro? Comente!

como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
melhor lugar para trabalhar
trabalhar de babá no exterior
Sacar abono do PIS