Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Precisa ir ao dentista? Veja como obter atendimento gratuito

A- A+

Ter um sorriso bonito não é mera questão estética, é uma necessidade básica de saúde. Tanto é que o atendimento odontológico faz parte das políticas de saúde pública do Brasil, que oferece consultas ao dentista e tratamentos gratuitos em todo o país.

Mas nem sempre foi assim. Uma pesquisa realizada em 2003 pelo Ministério da Saúde constatou que 20% da população brasileira já havia perdido todos os dentes, 13% dos adolescentes nunca haviam ido ao dentista e 45% não possuíam acesso regular a uma escova de dentes. Essa realidade mudou ao longo da década e, em 2010, o Brasil estava com 48% das crianças consideradas livres de cáries.

O atendimento odontológico na rede pública é feito por meio do Programa Brasil Sorridente, dentro da política de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde (SUS). Você pode fazer procedimentos clínicos de rotina, como restaurações, extrações, raspagem de tártaro e aplicação tópica de flúor na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), mediante agendamento.

dentista

Programa Brasil Sorridente oferece procedimentos para seus dentes. Foto: iStock, by Getty Images

Alguns municípios dispõem de centrais telefônicas para agendamentos. Em outras cidades, quem marca as consultas ao dentista é um agente comunitário de saúde. Também é possível agendar, em algumas cidades, diretamente na UBS mais próxima.

Agora, se o seu caso é de urgência, como dor intensa, infecção e traumas, não é necessário agendar: basta ir até a UBS mais próxima e solicitar o atendimento.

Rede pública oferece tratamento protético

Além da promoção e prevenção, o programa Brasil Sorridente contempla também a ampliação e qualificação da atenção especializada, com a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e a reabilitação protética, por meio dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

São mais de 900 Centros de Especialidades Odontológicas, em 773 municípios brasileiros. As equipes de saúde bucal estão espalhadas em mais de 4 mil cidades do país. Você pode consultar a cobertura na sua cidade no site do Ministério da Saúde.

Consulta grátis ao dentista também pode ser feita em universidades

Outra opção para ir ao dentista sem precisar pagar pela consulta é verificar programas de atendimento em universidades que oferecem cursos de Odontologia. Nessas instituições, alunos em fase final de curso realizam procedimentos básicos, supervisionados por profissionais experientes e professores da universidade.

Essa alternativa é mais indicada para atendimentos de rotina, não os de urgência, pois em geral existe uma fila de espera. Cada universidade estabelece os critérios de seleção dos pacientes que serão ou não atendidos, portanto, é preciso ter um pouco de paciência e compreender que as faculdades não dão conta de atender todas as pessoas que precisam ir ao dentista.

Em algumas universidades, o atendimento depende de encaminhamento pelo SUS, outras aceitam pacientes em geral. Também há casos em que você pode ter que pagar uma taxa, pela utilização do laboratório da faculdade, por exemplo. Consulte a faculdade mais próxima de você para saber quais são os critérios.

Segurança para sua família

A Vivo, em parceria com a ACE Seguradora, oferece seguros de acidentes pessoais e vida. Além disso, a contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas de dentistas? Deixe seu comentário.

vale a pena ter seguro
valor do seguro
Marmita no trabalho
Jovem realiza sonho de fazer intercâmbio
Pagar juros gera dívidas
Escolha a opção de investimento para seu dinheiro render