Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Precisa escolher boas ações para investir? Veja 5 dicas

A- A+

Qual investidor não procura boas ações para comprar? A meta, lógico, é sempre conseguir os melhores títulos. Se você não sabe como avaliar o que está disponível no mercado, confira a seguir algumas dicas que o Vivo Seu Dinheiro selecionou para ajudá-lo.

Muitas vezes é difícil encontrar boas ações.

Encontrar boas oportunidade de investimento depende de planejamento e estratégia. Foto: Shutterstock

Como avaliar boas ações

Não pense que encontrar boas ações para investir é um golpe de sorte. Há muita estratégia envolvida nisso. Entretanto, conforme explica Aline Nast de Lima, professora de Gestão Financeira, também há métodos simples. Ela dá cinco dicas que vão auxiliar você nesse processo. Confira:

1. Prazo

A primeira regra que se deve ter em mente, segundo Aline, é que, ao investir em ações, é preciso ter um horizonte em médio a longo prazo. “É preciso tempo para poder reverter a situação, caso ocorra uma desvalorização das ações”, ensina.

2. Preço

A melhor forma de analisar o valor de uma ação é dividir seu preço pelo lucro da empresa. Seu valor deve girar em torno do resultado dessa conta. É interessante pagar o menor valor possível para ter uma taxa de retorno melhor. Empresas que geraram bastante lucro nos últimos anos trazem bons indícios.

3. Liquidez

Quando se compra uma ação, a intenção é vendê-la mais tarde. Por isso, é importante que tenha liquidez. Em outras palavras, é preciso ter bastante oferta e bastante procura.

4. Empresas

Ao analisar a empresa detentora da ação, é preciso levar em conta uma boa governança corporativa, pois traz mais transparência e informações fidedignas. Também é importante avaliar a perspectiva de aumento de lucro em relação ao período anterior. Organizações em expansão tendem a aumentar seus lucros.

5. Índice

Acompanhar a tendência do Índice Bovespa é sempre importante, pois ele influencia diretamente a compra e a venda de todas as ações.

Você vai se interessar por:

A metodologia das corretoras

Também existem meios matemáticos, geralmente usados pelas corretoras de investimentos, para avaliar os títulos e encontrar boas ações antes de comprá-las. Veja quais são.

Análise fundamentalista: O principal objetivo é precificar a ação. Para isso, leva em conta dados da empresa como lucro e patrimônio líquido, e também dados da economia e do setor de atuação da detentora das ações. Esses números são utilizados na criação de indicadores de valor. Assim, é possível verificar quando uma ação está sendo comercializada por um preço maior que seu verdadeiro valor de mercado.

Análise grafista: Avalia o comportamento do preço das ações, do passado e do presente, por meio de gráficos. Assim, é possível apontar se há tendência de alta ou tendência de baixa.

Via de regra, as corretoras utilizam essas duas análises. É importante lembrar que, ainda que você prefira montar sua carteira de investimentos sozinho e opere via home broker, é obrigatório contar com o serviço de um agente para finalizar a compra e a venda das ações.

A corretora de valores pode ser comparada a um banco. Você decide o valor dos seus saques, das suas transferências e de outros serviços, mas precisa da instituição para chancelar as operações.

 

Pronto para encontrar boas ações para investir? Compartilhe as dicas!

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena