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por Vivo Seu Dinheiro

Precisa encontrar o diferencial da empresa? Confira 5 dicas

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Qualquer pessoa que tem a intenção de abrir seu negócio precisa estar preparada para enfrentar uma forte concorrência. É diante desse desafio que encontrar o diferencial da empresa é fundamental, pois o consumidor precisa ter um motivo para gastar o seu dinheiro com o produto ou serviço que ela oferece – e não com outros.

Debate sobre o diferencial da empresa

Criar uma cultura de inovação dever ser uma meta para todas as empresas. Foto: iStock, Getty Images

Como identificar o diferencial da empresa

Você é dono de um negócio ou está pensando em ser? Então, faça o exercício mental e responda qual é o diferencial da empresa. Se você demorou pra responder, pode até ser que exista um, mas, se não está claro nem para o proprietário, imagine para o cliente.

Mesmo que você o identifique rapidamente, há uma grande diferença entre tê-lo claro na sua cabeça e transmiti-lo ao público. O diferencial da empresa precisa estar presente na identidade da marca e da companhia, e na sua cultura organizacional. Todos os funcionários precisam conhecê-lo e procurar refleti-lo no desempenho das suas atividades.

Geralmente, ter o produto de maior qualidade é o melhor diferencial possível, mas muitas vezes isso é subjetivo ou os concorrentes também são muito qualificados. Se é esse o caso, ou se você não enxerga nenhum diferencial visível na empresa, está na hora de trabalhar para desenvolver um.

Como se diferenciar

Confira, abaixo, alguns dos possíveis diferenciais que a sua empresa pode ter em relação aos concorrentes.

1. Preço

A melhor maneira de tornar o preço o diferencial da empresa não é diminuindo a margem de lucro, mas sim qualificando a gestão. Isso pode se dar por meio de uma empresa enxuta e sem desperdícios, com processos eficientes, ou com boas negociações com os fornecedores. Só não vale oferecer um produto de qualidade ruim.

2. Atendimento

Ofereça vários canais de atendimento, suporte facilitado, atendentes capacitados e qualificados e ambiente acolhedor. Mas, sobretudo, procure pensar na experiência do consumidor, colocando-se no lugar do cliente. Tenha em mente que uma compra não é apenas a troca de dinheiro por um produto, mas também a maneira como a transação é feita.

3. Relacionamento

Se a experiência de compra for boa, o cliente terá motivos para comprar de você novamente. Mas é necessário aproveitar e facilitar isso, mantendo um relacionamento próximo com ele. Uma dica é criar uma régua de relacionamento, organizando envio de e-mails períodicos (mas sem exagero), informando-o sobre promoções exclusivas, por exemplo.

4. Inovação

A inovação nos produtos e serviços é um dos melhores diferenciais possíveis, porque, com ela, sua empresa ganhará o status de pioneira, que ninguém poderá roubar. Vale também desenvolver a imagem de negócio inovador, buscando constantemente novas maneiras de prestar o seu serviço ou atualizando o seu produto.

5. Desenvolva uma metodologia

O verdadeiro diferencial da empresa é aquele que é muito difícil de ser copiado. Se você desenvolver um plano de gestão completo, incluindo o maior número possível de itens acima e associando-os a metas, poderá desenvolver uma cultura organizacional só sua. Unindo preço competitivo, gestão eficiente, atendimento de qualidade, fidelização e inovação, nada o impede de se tornar um case de sucesso.

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