Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Precisa economizar? Veja como pedir desconto no aluguel

A- A+

O panorama econômico atual tem feito aflorar uma prática pouco comum em tempos de vacas gordas: a negociação entre inquilinos e proprietários para reduzir os preços das locações. Se você precisa economizar, saber como pedir desconto no aluguel é uma estratégia fundamental na hora de fechar um negócio ou renovar o contrato.

Conversando sobre como pedir desconto no aluguel

Inquilino pode aproveitar atual crise econômica para reduzir tamanho da despesa. Foto: iStock, Getty Images

Como pedir desconto no aluguel

Para Lúcio Delfino, diretor presidente da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH), o momento é ideal para quem busca algum desconto no aluguel do imóvel, seja em um contrato novo ou em uma renegociação.

Mas para aumentar a chance de sucesso, é necessário tomar alguns cuidados. “A proposta deve ser fundamentada, feita por escrito (e-mail também vale), e deve ser dirigida ao proprietário em pessoa, ou através da imobiliária”, recomenda o especialista.

A estratégia pode ter mais efeito também se existirem unidades de igual gênero no mesmo local ou região do imóvel locado. Por isso, o ideal é que, antes de apresentar uma proposta, você faça uma pesquisa do preço médio das locações nos arredores.

Também é interessante realizar um levantamento sobre as unidades disponíveis para locação. “Com essa documentação em mãos (valor do aluguel praticado pelo mercado e oferta de imóveis), o locatário pode fundamentar seu pedido de redução do preço de seu aluguel”, analisa Delfino.

Desconto cresce conforme tempo de desocupação

Conforme o diretor presidente da ABMH, não existe um percentual definido de desconto e o mais indicado é solicitar um abatimento proporcional ao preço praticado pelo mercado no mesmo local ou região. Ainda assim, há fatores que interferem na barganha.

O tempo que o imóvel está desocupado, por exemplo, influencia no valor. De acordo com a Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis (Abadi), os descontos no aluguel de apartamentos novos ou há pouco desabitados ficam entre 5% e 12%. Já as reduções naqueles sem moradores por cerca de nove meses podem variar entre 10% e 20%.

O motivo para conceder abatimentos é claro. Os proprietários começaram a entender que precisavam ser mais flexíveis em relação aos preços dos imóveis. Com o agravamento da situação econômica, não é vantagem ficar com o imóvel fechado, pois a despesa é muito alta. O mercado é mais favorável a quem aluga.

Tudo isso é representado em números. Pela primeira vez desde 2008, os preços de aluguel de imóveis registraram queda anual. Em 2015, os valores de locação caíram, em média, 3,34% em nove cidades acompanhadas pelo índice FipeZap, que avalia o mercado imobiliário nacional.

Em São Paulo, por exemplo, os valores caíram 3,7%. Já no Rio de Janeiro, a queda foi ainda maior: 8,27%. Portanto, se não sabe como pedir desconto no aluguel, mas precisa economizar, a hora é agora. Siga as dicas e coloque sua estratégia em prática.

Você vai se interessar por:

 

Gostou das dicas sobre como pedir desconto no aluguel? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular