Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Precisa de mais dinheiro? Saiba como criar uma renda residual

A- A+

Mesmo após um trabalho diário árduo, você não alcança o reconhecimento financeiro que deseja? Muitos sistemas de remuneração funcionam exatamente dessa forma. Já ouviu falar em trabalhar com renda residual? Ao conhecer suas regras, a opção pode se tornar válida, especialmente por continuar colhendo os frutos mesmo após pendurar as chuteiras.

Homem tem renda residual

Passar anos colhendo os frutos do seu trabalho é possível, mas requer dedicação. Foto: iStock, Getty Images

O que é renda residual?

Escritores, compositores ou investidores recebem continuamente, seja por royalties (valores pagos pelo uso de marca ou produto) ou dividendos das empresas com as quais trabalham. Mas isso não significa que você precise ser um gênio ou um grande investidor para contar com uma renda residual, também chamada de renda passiva.

As empresas que trabalham com vendas diretas costumam utilizar o chamado sistema de remuneração em multinível. Ele funciona na medida em que o vendedor decide “fazer carreira” junto à marca.

Mesmo que o trabalho seja desenvolvido de forma independente, os vendedores têm a oportunidade de criar uma equipe de vendas. Dependendo do nível de comprometimento desses profissionais e dos resultados apresentados, ganha-se um bônus, ou seja, um percentual sobre a venda dos novos profissionais.

Cada empresa tem suas regras, mas esse bônus pode ser estendido por anos a fio, mesmo após a sua “aposentadoria”. É um ótimo sistema de reconhecimento, mas nem sempre é fácil. Requer muita dedicação, comprometimento, persistência e motivação.

Parece pouco, não é? Mas na prática, ser seu próprio chefe pode não ser tão simples assim. Ninguém irá dizer quantas horas por dia você deve trabalhar, quantas pessoas você deve contatar ou qual sua meta de vendas. Você é responsável por tudo isso.

Para ganhar dinheiro dessa forma, é preciso dar a oportunidade a novos vendedores e ensiná-los a também ganhar dinheiro, assim como fizeram com você no momento em que entrou na empresa. A ideia de trabalho em equipe é que sempre pode render mais que a movimentação individual.  

Você vai se interessar por:

Quando usar a renda residual?

A pergunta não é tão simples de responder, pois depende muito dos objetivos de cada um. Muitas pessoas que ingressam nesse tipo de trabalho já possuem um emprego fixo e estão em busca de renda extra. Algumas acabam optando apenas pela venda, mas geralmente quando já estão colhendo os frutos de seu trabalho.

Conforme a indicação de educadores financeiros, uma parte do valor sempre deve ser guardada para a aposentadoria e outra para a realização de um sonho. Portanto, ainda que veja sua conta bancária engordar, não é aconselhável sair por aí gastando tudo. Primeiro, é importante ter uma segurança financeira.

Seja por meio de investimentos ou de venda direta, é importante lembrar que, nos primeiros meses, pode ser necessário reinvestir uma parte do dinheiro ganho. Quem trabalha com vendas, por exemplo, precisa aplicar uma parte de seu lucro em novos produtos para fortalecer seu estoque e ampliar suas chances de sucesso.

 

O que achou das dicas para trabalhar com renda residual? Se o artigo foi útil para você, compartilhe o conteúdo!

como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
como lucrar na crise
índice de confiança do empresário do comércio
melhor lugar para trabalhar