Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Prazo de pagamento é fator importante ao tomar empréstimo

A- A+

Crédito Direto ao Consumidor, consignado, pessoal ou pré-aprovado. Para quem seja um empréstimo, não faltam modalidades para considerar. Independentemente da opção, é preciso estar atento ao detalhes envolvidos no negócio. E um dos principais é o prazo de pagamento, decisivo para o modo como você vai quitar a dívida.

Cuidado na hora de definir o prazo de pagamento

Quando o dinheiro é pouco e as contas a pagar aparecem em um número elevado, é comum que se opte por um empréstimo de longo prazo, em que o valor total é dividido na maior quantidade possível de vezes. A oferta pode parecer tentadora e aliviar a situação de forma imediata, mas traz consequências.

“O prazo de parcelamento de um empréstimo deve estar relacionado com a capacidade de pagamento do tomador do crédito. Sabe-se que quanto maior o prazo, mais juros serão embutidos na dívida. Isso significa que um prazo maior resulta em uma parcela menor, mas também no aumento do valor total da dívida”, ensina Joana D’arc Santos, corretora de seguros e coach financeira.

Antes de optar pelo empréstimo, o orçamento deve ser planejado de forma a simular a inclusão da nova dívida. Afinal, de nada adianta obter o dinheiro, independente do prazo de pagamento, se você não vai conseguir honrar esse compromisso nos meses seguintes.

calendário

Para quem quer fazer empréstimo, é preciso organizar o orçamento para os próximos meses. Foto: iStock, Getty Images

Prazo não é o único item a ser observado

Seja para pagar dívidas ou fazer novas compras, o ideal é reduzir os gastos e reorganizar o orçamento. Se ainda assim não for possível e o empréstimo precisar ser feito, nem só o prazo deve ser avaliado. Com a quantidade de opções de crédito disponíveis, não é difícil encontrar uma que se encaixe no seu perfil. Confira outros itens para avaliar:

Leia o contrato antes de assiná-lo. Nele estarão especificados todos os detalhes de seu empréstimo, como o valor das parcelas, o prazo de pagamento, as taxas de juros e, inclusive, informações mais técnicas. Essa é a melhor forma de garantir que você não vai ter surpresas depois

Pesquise os juros em diferentes instituições, de acordo com o tipo de empréstimo que deseja contratar. As taxas podem variar bastante de acordo com a modalidade e o banco com o qual você vai negociar

Evite fazer a contratação direto no caixa eletrônico, pois ela traz opções pré-estabelecidas de valor de parcelas e de prazos de pagamento, que na maioria das vezes podem ser melhor negociados com o gerente de sua conta.

Cartões de crédito com benefícios

Quer mais praticidade e segurança para movimentar o seu dinheiro? O cartão de crédito pode oferecer muitos benefícios para os usuários. Os Cartões de Crédito Vivo, uma parceria com o Itaú e o Santander, por exemplo, dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre prazo de pagamento? compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito