Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Praticidade e economia de tempo estão garantidas com o e-CPF

A- A+

As longas filas de espera nos postos da Receita Federal já fazem parte do passado de muitos brasileiros. O e-CPF, versão eletrônica do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), garante autenticidade, privacidade e inviolabilidade nas transações eletrônicas realizadas por pessoas físicas.

Criado para a comunicação eletrônica entre as pessoas físicas e a Receita Federal, o e-CPF tem validade jurídica, como se fosse uma assinatura de próprio punho, comprovando que o usuário cadastrado concorda com o documento assinado.

Como usar o e-CPF?

Por meio do e-CPF, o contribuinte pode enviar declarações de Imposto de Renda via web, consultar e atualizar seu cadastro de contribuinte pessoa física, recuperar informações sobre seu histórico de declarações e verificar sua situação na chamada “malha fina” da Receita Federal.

Consulta online traz praticidade. Foto: iStock, by Getty Images

Consulta online traz praticidade. Foto: iStock, by Getty Images

Também é possível obter certidões da Receita Federal, cadastrar procurações e acompanhar processos tributários eletronicamente. Ou seja, já se pode realizar, via internet, uma série de procedimentos que antes só eram possíveis pessoalmente, e com horas de espera nas postos de atendimento da Receita Federal.

Garantias do e-CPF

O e-CPF garante a segurança do usuário e da transação por meio da assinatura digital. Trata-se de um processo eletrônico de assinatura, baseado em um sistema criptográfico. A criptografia é capaz de transformar um texto comum em um texto cifrado, através de um conjunto de operações matemáticas.

Essa transformação é que dá segurança à operação. Isso porque o emissor do documento envia o texto cifrado, que será processado pelo receptor e transformado novamente em texto comum. Por conta disso, a assinatura digital não apenas comprova a autoria do documento, mas também impede alterações em seu conteúdo.

Diferente da assinatura digitalizada (que é uma simples reprodução da assinatura), a assinatura digital possibilita autenticar transações eletrônicas e documentos, da mesma forma que o registro em cartório comprova a autenticidade de registros impressos.

Como fazer um e-CPF?

Se você tem interesse em fazer um e-CPF, deve primeiramente acessar a página na Receita Federal. Ali você encontrará a relação das autoridades certificadoras autorizadas pelo órgão a emitir, renovar e revogar o certificado digital e-CPF e e-CNPJ.

É o contribuinte quem faz a escolha da autoridade certificadora, após visitar os sites relacionados, optando pela que melhor atender suas necessidades (isso inclui preços, atendimento, endereço mais próximo, entre outros itens).

Após a escolha, é preenchido um formulário de solicitação de e-CPF ou e-CNPJ via web e, logo após essa etapa, pode ser visualizado o Termo de Responsabilidade, que deve ser impresso em duas vias, e sem assinar.

A próxima etapa é levar a documentação exigida e as duas vias do Termo de Responsabilidade para a autoridade certificadora, assinar ambas as vias perante a autoridade, e aguardar a aprovação. Após a resposta positiva, o certificado fica disponível na página da autoridade de registro para ser instalado pelo usuário.

Monitore o seu CPF

Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para o e-CPF? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças