Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Praticar o autocontrole pode mudar sua vida financeira

A- A+

Você é daqueles que acha que seu dinheiro tem vontade própria? E quando pensa em destinar um valor para a poupança… Ops, cadê a grana que estava aqui? Nesse caso, é provável que esteja faltando autocontrole nas suas compras e gestão das finanças.

Mas calma: não é motivo para desespero total. Essa situação não precisa ser definitiva, a menos que você não se esforce para mudá-la. Afinal, manter a disciplina é a única forma de alcançar seus objetivos financeiros.

Mulher planejando a roupa que irá usar e com isso buscando o autocontrole de suas finanças.

Refletir antes de gastar é uma das premissas básicas do autocontrole financeiro. Foto: Shutterstock

Autocontrole na prática

Conforme especialistas na área comportamental, uma das principais formas de autocontrole é pensar primeiro e agir depois. Isso significa refletir antes de fazer o gasto. Quando não se tem essa postura, geralmente faz-se o inverso, gastando primeiro para depois pensar em como reajustar suas finanças.

Tecnicamente, autocontrole também significa o domínio dos pensamentos. E dizem os estudiosos que é possível controlá-los, direcionando-os ao encontro de nossos objetivos. Afinal, se não coordenamos nossos pensamentos, como iremos controlar nossas ações?

Yaacov Trope e Ayelet Fischback, ambos pesquisadores de universidades nos Estados Unidos e Israel, mostram experiências que ajudam a estimular o autocontrole financeiro em seu livro Counteractive Self-Control in Overcoming Temptation.

Uma das teorias defendidas pela dupla é que controlar despesas anotando absolutamente todas as entradas e saídas de dinheiro pode ser algo muito compensador no futuro, embora um pouco incômodo no início. Mas como se disciplinar para isso?

De acordo com os pesquisadores, é possível obter o autocontrole por meio de autoimposições de penalidades materiais, sociais ou psicológicas. Em outras palavras, é quase como barganhar com seu próprio cérebro.

Objetivo é importante

É preciso muita persistência para adquirir autocontrole com o dinheiro. Uma atitude que pode ajudar é traçar um objetivo para seus recursos. Assim, sempre que surgir a tentação de gastar em algo desnecessário, você logo vai lembrar da sua meta principal, o que ajuda muito a reter o dinheiro na carteira.

Para ter uma ideia de quão difícil é segurar o dinheiro (para a maioria das pessoas), diversos estudos já mostraram que muita gente prefere não ter acesso facilitado aos recursos. Principalmente quando se trata de aplicações, muitos investem em títulos nos quais não podem “mexer” tão cedo.

Vantagens do autocontrole

Quando se consegue o autocontrole, porém, as vantagens são inúmeras. A principal delas é não apenas poupar o dinheiro, mas também empregá-lo no objetivo traçado. Afinal, poupar e administrar adequadamente corresponde à única maneira de realizar sonhos.

Outro ponto positivo é que você consegue investir na aplicação que realmente desejar, que for mais rentável para você, e não naquela em que o seu dinheiro ficará “a salvo” de suas atitudes. Pense bem nisso.

Você vai se interessar por:

Compre com controle e tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, como lida com suas finanças? Você tem autocontrole nas despesas? Deixe um comentário!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito