Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Pousadas são alternativa acolhedora em cidades de clima frio

A- A+

O verão é uma das estações mais esperadas pelos turistas no Brasil para poder viajar para praias paradisíacas, com sol e calor. Mas se engana quem pensa que o país não conta também com opções de destinos durante o inverno. Com estrutura aconchegante, as pousadas são um dos destaques dessas cidades turísticas.

Paisagens de montanhas, música, conforto, restaurantes requintados e lareiras são mais alguns dos diferenciais que atraem os turistas. Em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, dependendo da cidade, é possível até mesmo apreciar temperatura negativas e a ocorrência de neve, aguardada com expectativa.

A opção por pousadas

Embora as cidades turísticas de inverno também disponham de hotéis, as pousadas devem ser consideradas. Elas costumam apresentar infraestrutura turística, estilo arquitetônico que lembra as cidades europeias e mantêm características de atendimento familiar, mais aconchegante.

Outro ponto positivo das pousadas é que muitas possuem preços mais em conta do que os hotéis. Mas fique atento, o ideal é sempre fazer a reserva com antecedência, pois, na alta temporada, os estabelecimentos lotam de turistas em busca do conforto do inverno.

De acordo com o Guia do Turista Brasileiro, série de livros de viagem e portal turístico, um dos segredos para economizar é estar sempre atento às promoções e pacotes disponibilizados na interne e nos jornais. O ideal é que esse acompanhamento ocorra  meses antes da data programada para a viagem.

Mesmo no inverno, não faltam opções de cidades turísticas para visitar no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Mesmo no inverno, não faltam opções de cidades turísticas para visitar no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

6 destinos para se hospedar em pousadas no inverno

Para ajudar você a encontrar seu destino neste inverno, selecionamos algumas cidades famosas pelas baixas temperaturas, onde as pousadas são o grande atrativo nessa época do ano. Planeje-se e aproveite a estação fria ao máximo.

1. Urubici, Santa Catarina

A cidade é conhecida por registrar temperaturas negativas e neve, o que faz a alegria dos turistas. Entre os destaques do local, além do frio, está o centro da cidade, a ótima gastronomia oferecida e as cachoeiras. Para quem quer mais liberdade e aventura, é possível contratar um passeio a cavalo pela Trilha dos Tropeiros.

2. Campos do Jordão, São Paulo

Campos do Jordão é uma das cidades mais procuradas pelos turistas quando o frio chega. Para quem não quer apenas descanso, a cidade oferece diversas opções noturnas, além de lojas de grife e restaurantes com culinária refinada. Também é possível visitar o Festival Internacional de Inverno, encontro musical que é o maior do gênero na América Latina.

3. Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Vinho e frio compõem uma mistura que costuma agradar os amantes do inverno. Em Bento Gonçalves, localizada na Serra Gaúcha, isso é o que não falta. No Vale dos Vinhedos, por exemplo, é possível fazer visitas guiadas nas vinícolas e degustar os produtos. Também não faltam cantinas com cardápios tentadores, especialmente para quem aprecia um galeto bem temperado.

4. Petrópolis, Rio de Janeiro

O estado fluminense, famoso por suas belas praias, também possui sua cidade de inverno. Em Petrópolis, Dom Pedro II fazia seus retiros de verão, em seu luxuoso palácio que hoje abriga o Museu Imperial. O destaque fica por conta da estrutura turística, cultura, história e gastronomia.

5. Guaramiranga, Ceará

Embora ela não chegue a ser chamada de cidade de inverno, Guaramiranga é conhecida por suas temperaturas amenas e pelo movimentado festival de jazz e blues que sedia no Carnaval. Além disso, é conhecida por suas pousadas, que recebem turistas de todo o país.

6. Gramado, Rio Grande do Sul

Por fim, não poderia ficar de fora a cidade gaúcha que é referência quando se trata de um descanso em meio ao inverno. De acordo com pesquisa realizada neste ano pela TripAdvisor, Gramado é o destino mais procurado pelos viajantes brasileiros durante o mês de julho.

Motivos para essa escolha não faltam. Além do clima frio e da expectativa constante de neve, os turistas contam com gastronomia diversificada, inclusive quando o assunto é o chocolate. Para quem quer fazer compras, as opções também costumam agradar.

Quer conhecer os pontos turísticos? O Lago Negro e o Mini Mundo estão entre os preferidos dos visitantes. Para quem pretende passar uns dias a mais, em poucos quilômetros também é possível visitar a cidade de Canela. Lá, a principal dica é ir até a Cascata do Caracol.

Pesquise passagens e hotéis

Quer as encontrar as melhores opções de pousadas? A Vivo tem um site especializado na pesquisa de ofertas para que o usuário compre nos maiores sites de e-commerce filtrando os melhores preços e produtos em diversos departamentos: o Vivo Compras, que possui ofertas para viagens, como passagens e reservas de hotéis.

Para acessá-lo e buscar por passagens, basta entrar no site e buscar pela aba Viagens/Passagens. Para fazer a pesquisa, o usuário escolhe a cidade desejada e as datas para a reserva. O resultado da pesquisa já oferece ao usuário a lista com os melhores preços.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para passagens aéreas

Gostou das dicas sobre pousadas? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
queda do dólar