Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Poupe e compre à vista para economizar mais dinheiro

A- A+

Em tempos de finanças apertadas, em que você precisa de muito controle e até doses de criatividade para pagar suas contas, a realização de sonhos pode parecer mais distante. Se é o seu caso, talvez seja mais interessante que você poupe e compre à vista em vez de acrescentar mais uma prestação ao orçamento.

Descontos ao pagar à vista

Especialistas em educação financeira indicam que se poupe e compre para conseguir descontos e, sobretudo, para ter mais saúde financeira. O coach Luiz Dias sustenta que, para bens de valores intermediários, como eletrônicos, eletrodomésticos, móveis e roupas, há muitas vantagens ao pagar à vista.

Poupe e compre à vista para economizar.

Ao poupar e comprar à vista, é possível economizar nas suas compras. Foto: iStock, Getty Images

A principal delas é que você não terá dívidas com aquela aquisição pelos meses seguintes. “Além disso, poderá negociar com o vendedor do produto um desconto no pagamento à vista, que poderá chegar até 10% do valor da compra”, estima.

Praticamente em todos os cenários o melhor é juntar o dinheiro antes de adquirir qualquer tipo de bem. Entretanto, Dias ressalta algumas situações em que não é preciso levar ao extremo. Problemas de saúde na família são um exemplo. “Os gastos com remédios e os tratamentos são caros”, explica.

Poupe e compre: saiba por onde começar

Mesmo que você seja aquele consumidor que costuma parcelar todas as compras, nem tudo está perdido. Veja algumas dicas do consultor para começar a economizar dinheiro e sair ganhando nas negociações.

1. Faça o controle financeiro

Saiba exatamente o quanto ganha e o quanto gasta. Para facilitar, utilize uma planilha para controle financeiro.

2. Poupe

A dica para conseguir a façanha de poupar é separar o dinheiro logo que receber o salário. Se deixar para depois, sempre há chance de surgirem novas contas, imprevistos e uma infinidade de motivos para gastar sua renda.

3. Mude seus hábitos de consumo

Cada consumidor tem suas manias: comprar um item só porque “estava barato” e muitas vezes nem usá-lo, dar presentinhos aos filhos, sobrinhos e afilhados com muita frequência, comer fora muitas vezes ao mês, frequentar restaurantes caros. Todos são hábitos que fazem com que alimentemos um padrão de vida acima da nossa capacidade.

4. Guarde uma quantia para imprevistos

Muitos buracos – ou verdadeiros rombos – no orçamento são abertos em função dos imprevistos. Isso deixa nossos sonhos de consumo cada vez mais distantes. Para evitar o problema, poupe e compre à vista. Deixe o parcelamento para quando houver real necessidade.

Você vai se interessar por:

Entenda a diferença entre poupar e investir e ajuste as suas finanças

Quer fazer a viagem dos sonhos? Veja como poupar dinheiro e planejar

Entenda o desafio das 52 semanas para poupar dinheiro

Organize suas finanças

Para aprender a controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer aprender a usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você receberá mensagens e participará de jogos que lhe ajudarão a utilizar o seu dinheiro de uma maneira inteligente, controlar seus gastos e poupar. E você ainda concorrerá a sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Se gostou das dicas, poupe e compre à vista. Deixe seu comentário!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
exemplos de produtos supérfluos