Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Poupança para filhos ajuda na independência financeira

A- A+

Começar a poupança para filhos desde cedo pode não ser tarefa das mais fáceis, mas é a melhor maneira de garantir segurança financeira para o futuro. Com as dívidas presentes e gastos que se acumulam ainda nos primeiros anos, a iniciativa depende também de planejamento para dar certo.

Poupança para filhos, e também para pais

Quando se faz uma poupança para filhos, um dos principais objetivos é garantir que eles tenham uma boa educação ao longo da vida. Afinal, do maternal à universidade, os gastos que se acumulam não são poucos e podem pesar no orçamento quando chegam de uma vez.

Por isso, economizar desde a chegada das crianças é também um meio de garantir mais tranquilidade para os pais quando as contas começarem a encarecer e se somar. Na hora de bancar os estudos em uma universidade ou fazer um intercâmbio, o dinheiro acumulado vai estar todo disponível, lembra o coach financeiro Bruno Papi, fundador do General Investidor.

Em outros casos, o valor também pode ajudar o seu filho a se manter quando for morar sozinho. Seja qual for a aplicação, o fundamental é garantir que uma parte fixa da renda seja destinada, todos os meses, para essa poupança. Para facilitar, encare o valor como um pagamento que você precisa fazer sempre, assim como as contas de água ou luz.

Criar uma poupança desde cedo é a melhor forma de garantir um futuro financeiro mais estável seus filhos. Foto: iStock, Getty Images

Criar uma poupança desde cedo é a melhor forma de garantir um futuro financeiro mais estável seus filhos. Foto: iStock, Getty Images

Poupança para filhos: como aplicar

Para Papi, abrir uma poupança desde cedo ou mesmo apostar em uma carteira de aplicações é uma alternativa inteligente, principalmente quando se investe de forma diversificada. A principal vantagem é que o dinheiro terá vários anos para absorver as altas e baixas do mercado, com probabilidade de bons resultados no somatório final.

O coach financeiro destaca ainda que o importante é buscar o mínimo de aplicações que estejam atreladas à inflação, para que não se perca dinheiro com as variações econômicas do país. A opção de investimento também vai depender do quanto você conhece sobre o mercado de aplicações. Afinal, de nada adianta buscar modelos com rendimento maior quando não se está por dentro das possibilidades e mudanças que podem ocorrer – e levar suas economia de anos.

Segurança para sua família

Para dar mais garantia aos seus filhos, também é importante estar preparado para os imprevistos. É por isso que a Vivo, em parceria com a ACE Seguradora, oferece seguros de acidentes pessoais e vida. Além disso, a contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Você também pretende fazer uma poupança para seus filhos? Comente!

O controle financeiro pessoal e o futebol
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
quanto custa um seguro de vida