Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Dicas para dona de casa cumprir tarefas domésticas sem descuidar do bolso

A- A+

Você acredita que já faz de tudo para economizar? E da sua saúde na rotina doméstica, como cuida? Talvez você se surpreenda, mas ao seguir algumas dicas para dona de casa, é possível fazer um bem significativo também ao bolso. E a explicação para isso está na prevenção: afinal, você não precisa de um problema de saúde que, além de todos os males esperados, ainda impacte negativamente em suas finanças, não é mesmo?

Prevenção que faz bem ao bolso

Por definição, a ergonomia é a combinação de conforto, produtividade e segurança, e está relacionada à postura. Por isso, é importante a manter a coluna e a musculatura mais saudáveis durante e após os afazeres domésticos. Afinal, só quem faz o serviço da casa sabe como é a sensação de fadiga ao final do dia.

Mais do que atuar no tratamento, a proposta da ergonomia é preventiva. O objetivo é trabalhar na posição mais correta possível, de forma a sentir menos cansaço ou dores musculares. Gosta da ideia? Alguns cuidados simples podem garantir menor sobrecarga e tensão muscular, proporcionando maior bem-estar.

Tão bom quanto cuidar da sua saúde de forma preventiva é perceber que, livre de doenças, você economiza em consultas e medicamentos.

Moça seguindo as dicas para dona de casa.

Tarefas domésticas devem ser realizadas com a postura correta para evitar lesões. Foto: Shutterstock

6 dicas para dona de casa

1. Trabalho nas alturas? Use escada

Para qualquer tipo de atividade que envolva altura – como limpar vidros ou janelas – o ideal é usar uma escada. Em primeiro lugar, porque permanecer por muito tempo com os braços erguidos pode acarretar problemas musculares (dependendo do movimento que for executado) e também pelo cansaço maior gerado ao ficar em posição desconfortável.

2. Não se curve para varrer o chão

Você é daquelas pessoas que flexiona todo o tronco para a frente na hora de varrer a casa? Esqueça essa prática. Isso pode gerar dores e outros problemas. Para facilitar, você pode substituir os cabos da vassoura e do rodo por outro maior.

3. Atenção à hora de lava roupa

Se você não dispensa o uso do tanque para determinadas peças de roupa, sua coluna merece atenção especial. Para que você não fique curvada demais, uma dica simples: coloque um apoio para os pés, alternando entre o esquerdo e o direito. Essa prática – que pode até parecer insignificante – vai ajudar muito.

4. Cuide como carrega suas compras

Ok, você adora comprar. Mas em vez de concentrar todo o peso em um braço, divida suas sacolas de forma que possam ser carregadas em ambos os lados – com o peso também distribuído. Isso evita a sobrecarga de apenas um lado.

5. Organize armários

Para evitar o “agacha e levanta” a todo momento, a dica é organizar seus armários da forma mais prática possível. Especialistas recomendam colocar na parte superior dos móveis os objetos de uso ocasional, na parte do meio os de uso frequente e, na parte de baixo, os de uso médio.

O mesmo é válido para geladeiras. Sabe aqueles modelos com freezer embaixo? São ótimos do ponto de vista ergonômico, uma vez que os congelados são os itens menos acessados no aparelho. Assim, você reduz o número de agachamentos.

6. Como abaixar-se

Sempre que precisar pegar algo no chão, lembre-se que a maneira correta de agachar é flexionando os joelhos, e não a coluna. Principalmente quando for levantar peso, procure fazer da forma correta.

Isso é válido para muitas outras situações como, por exemplo, arrumar gavetas na parte inferior. É melhor sentar em um banquinho baixo e arrumar sem flexionar a coluna do que abaixar-se da forma errada. Já ao varrer embaixo dos móveis, é melhor flexionar os joelhos (e encostá-los no chão, se for o caso) do que curvar as costas.

Você vai se interessar por:

Segurança para sua família

Para se precaver e garantir mais segurança para sua família, você pode conhecer os seguros de acidentes pessoais e vida, oferecidos pela Vivo, em parceria com a ACE Seguradora.

A contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas para dona de casa? Compartilhe!

como abrir uma academia de ginástica
como montar uma drograria
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
como montar uma loja de produtos orgânicos
comer peixe