Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Posso abrir conta poupança com nome sujo? Tire suas dúvidas

A- A+

Você se descuidou das finanças e foi parar em uma lista de negativados. Com isso, enfrenta uma série de restrições de crédito, o que o afasta de vários produtos financeiros que poderiam dar algum alívio para o bolso. Nessas horas, pode se perguntar: posso abrir conta poupança com nome sujo? Você verá, neste artigo, que até quando parece estar no fundo do poço há solução.

Será que posso abrir conta poupança com nome sujo?

Bancos podem negar abertura de conta, mas essa não é uma atitude muito comum. Foto: iStock, Getty Images

Afinal, posso abrir conta poupança com nome sujo?

Estar com o nome negativado certamente traz uma série de restrições ao cidadão. Mas se você se vê diante do dilema “posso abrir conta com nome sujo?”, ao menos terá uma boa notícia.

Segundo Ione Amorim, economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), não há impedimento algum para abertura de conta poupança nessa situação. “A restrição no nome não é impeditivo quando o cliente não vai movimentar crédito”, explica.

Inclusive, ela diz que são muitos os bancos que aceitam clientes nesse tipo de situação. Afinal, a restrição só atrapalha quando o cidadão precisa movimentar crédito do banco, seja por meio de cheque especial, cartão de crédito ou por financiamentos.

No caso da conta poupança, ele apenas injeta dinheiro e, quando necessário, movimenta seu próprio recurso, evitando qualquer tipo de risco à instituição. Mas cabe lembrar que nenhum banco é obrigado a aceitar o cliente, seja para abertura de conta ou concessão de crédito.

Para ter sucesso ao abrir conta poupança com nome sujo, a economista do Idec indica que, quando o cidadão estiver em dívida com um banco, nunca procure a mesma instituição para solicitar uma nova conta. “É difícil que um credor aceite conceder uma nova conta ao devedor”, justifica.

O que fazer quando a resposta for negativa

Se o banco tem direito de selecionar seus clientes, seja de acordo com o seu perfil de negócios ou pelo histórico de relacionamento com a instituição, é compreensível que negue abrir uma conta a alguém que não honrou um compromisso anterior.

Por isso, Ione sugere que, diante de uma resposta contrária, o cliente procure outro banco. Se houver uma sucessão de negativas, pode-se recorrer ao artigo 6º do Código de Defesa do Consumidor, que diz que o argumento para essa posição deve ser bem embasado.

A sugestão da especialista é pedir a argumentação por escrito e, primeiramente, ligar para o SAC do banco. “Muitas vezes, um funcionário mal preparado poda dar uma informação errada ao consumidor, negando algo que a instituição aceita”, ressalta.

Após o esclarecimento, caso o banco realmente negue a abertura da conta, o consumidor pode procurar o atendimento do Banco Central, que é o regulador das relações entre banco e cliente. Ele é o agente autorizado a passar informações mais concretas sobre o seu caso.

Naturalmente, qualquer consumidor tem o direito de procurar órgãos de defesa, como o Procon, mas nem sempre há muito que possa ser feito nessa situação. Afinal, como o banco é livre para escolher seus clientes, não há como forçar a abertura de conta.

Mas a chance de sucesso na sua tentativa é grande, conforme relata Ione. “Dos casos que eu tive conhecimento, a maioria dos bancos se propõe a abrir conta poupança para negativados. Se não conseguir na primeira tentativa, procure outro. Não há ônus nenhum para a instituição aceitar clientes para esse tipo de operação”, conclui.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Conhece alguém que se pergunta “posso abrir conta com nome sujo?” Compartilhe as dicas!

quando vale a pena comprar título de capitalização
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns