Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Por onde começar a organizar as finanças pessoais?

A- A+

Para muita gente, organizar as finanças pessoais é como uma missão impossível. No entanto, para mostrar que não é bem assim e que você pode ter o controle sobre os seus gastos é que a equipe do Vivo Seu Dinheiro está aqui.

Confira a entrevista com Fagner Nogueira Marques, consultor de Finanças Pessoais.

Veja por onde começar a organizar as finanças pessoais

– Analisar para onde está indo seu dinheiro

Conheça sua receita e suas despesas. Se estiver gastando muito com lazer, por exemplo, faça os ajustes necessários para conseguir cumprir com as despesas de casa.

– Definir prioridade financeira

No início, é importante ter uma visão mais ampla, sabendo detalhadamente sobre o destino do dinheiro. É importante definir prioridades.

– Gasto fixo, despesa variável

Quando se pensa em poupança, se esforce para guardar pelo menos 20% da renda. Mas, isso é relativo! Tudo depende do estilo de vida de cada um.

– Planilhas, anotação e controle

O ideal é ter objetivo que seja real e possível. Tudo fica mais fácil quando se tem um planejamento para alcançar uma meta, quando se sabe exatamente o quanto é preciso juntar para conseguir viajar nas férias daqui há 6 meses.

– Identificar alvos de cortes

Além de cortar gastos onde puder, tenha uma reserva para imprevistos é importante! Essa formação da reserva pode ser de 3 meses a um ano de despesa, dependendo da sua situação financeira.

Será que agora você consegue começar a organizar as finanças pessoais? Gostou das dicas? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Você vai se interessar por:

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label