Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Pontos turísticos no Brasil contam com Wi-Fi gratuito

A- A+

O crescimento do acesso à internet através de dispositivos móveis tem obrigado grandes cidades, ao redor do mundo, a oferecer redes de Wi-Fi gratuito para atender a uma necessidade moderna. No Brasil, a área de cobertura está sendo expandida com o investimento de governos e grandes empresas. E isso vale também para destinos turísticos.

Onde tem Wi-Fi gratuito

O Ibope e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, através da Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, apontam que o número de pessoas que acessam a internet através de celulares cresceu 65% em um ano. Essa mudança de hábitos abriu caminhos para modernizar também a estrutura de locais com grande circulação de pessoas.

Wi-fi gratuito no Brasil

Várias cidades brasileiras apostam no aumento do acesso à tecnologia. Foto: iStock, Getty Images

O Cristo Redentor, cartão postal do Rio de Janeiro e uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, é um dos pontos turísticos brasileiros com cobertura de Wi-Fi gratuito. A iniciativa é da Hyundai, montadora de carros, que aposta na visibilidade que a cidade ganhará com os Jogos Olímpicos de 2016.

Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, o Cristo recebe cerca de 12 mil visitantes por dia, oriundos de diversos países e regiões diferentes. Além dele, as praias mais visitadas da cidade também possuem redes de Wi-Fi oferecidas pela prefeitura. Leblon, Leme, Ipanema e Copacabana contam com pontos de acesso, que exigem um breve cadastro para utilização.

Wi-fi gratuito no Cristo

De olho nas Olimpíadas, Rio de Janeiro disponibiliza Wi-Fi no Cristo Redentor. Foto: iStock, Getty Images

O crescimento do Wi-Fi gratuito no Brasil

Mas não é só no Rio de Janeiro que se pode contar com Wi-Fi gratuito em pontos turísticos. Em São Paulo, por exemplo, a prefeitura lançou o projeto Wi-Fi Livre, que equipou os locais mais visitados da cidade – por questões culturais e históricas – com acesso grátis à internet. A conexão é livre para qualquer pessoa que possua um dispositivo compatível.

Os pontos da capital paulista que contam com redes abertas de internet oferecidas pela prefeitura são o Pátio do Colégio, o Parque da Independência, o MASP, o Largo de Moema e mais dezenas de outros locais, que podem ser conhecidos no site do Wi-Fi Livre. Aos sábados, a FIESP libera acesso ao Wi-Fi gratuito na avenida Paulista.

Wi-fi gratuito em São Paulo

Quem passa pela famosa Avenida Paulista também conta com Wi-Fi liberado. Foto: iStock, Getty Images

Já em Curitiba, são 11 pontos de acesso abertos à população. O usuário precisa fazer um cadastro para que possa utilizar a rede, que está disponível em locais como o Jardim Botânico, o Mercado Municipal, a Praça Espanha e o Parque Barigui. Ruas como a da Cidadania Matriz e a da Cidadania Felicidade, além do Largo da Ordem, também estão equipados.

Wi-fi gratuito em Curitiba

Tecnologia marca presença no imponente Jardim Botânico de Curitiba. Foto: iStock, Getty Images

A capital federal também facilita o acesso à internet para sua população e visitantes. São pontos abertos no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o Congresso Nacional e o Pátio Brasil.

Wi-fi gratuito em Brasília

Centro da política no país, o Congresso Nacional tem Wi-Fi grátis. Foto: iStock, Getty Images

O mesmo acontece em Belo Horizonte, nos parques ecológicos da Pampulha e das Mangabeiras, além da Praça da Assembléia.

Wi-fi gratuito em Belo Horizonte

Tradicional ponto turístico da capital mineira, Pampulha conta com Wi-Fi. Foto: iStock, Getty Images

Em Recife, o Wi-Fi gratuito está disponível em 74 pontos de acesso. A implantação faz parte de um projeto da prefeitura da capital pernambucana, chamado Conecta Recife. Os pontos são identificados por placas de sinalização. Para ter acesso, é preciso fazer um rápido cadastro no site projeto.

Wi-fi gratuito em Recife

Quem visita o Marco Zero, no Recife, pode se manter conectado via Wi-Fi. Foto: iStock, Getty Images

Você vai se interessar por:

Wi-Fi grátis: veja os cuidados necessários ao usar rede pública

Veja dicas para acessar rede Wi-Fi grátis no aeroporto

Carregador sem fio: tecnologia vai transformar sinal Wi-Fi em energia

Proteção para o seu celular

Se você gosta da ideia de usar o Wi-Fi gratuito, é bom pensar em soluções para ampliar sua segurança. Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Proteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Proteção Celular: Conheça o seguro contra roubo e furto do aparelho

Gostou de saber onde tem Wi-Fi gratuito no Brasil? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
vale a pena comprar um videogame
LG X Screen
relógio ou celular
vale a pena comprar celular muito barato
vale a pena comprar celular top de linha