Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Poço artesiano legalizado pode aliviar a conta de água

A- A+

Ter um poço artesiano em casa pode ser uma saída para economizar na conta de água ou mesmo fugir da crise hídrica que atinge algumas cidades do país. Mas para construir essa estrutura, há um caminho burocrático a seguir: é preciso que o proprietário do terreno tenha autorização e siga regras para garantir a qualidade da água.

Um poço artesiano nada mais é do que um poço convencional, perfurado para captar água no subsolo sem a necessidade do uso de bombas, já que a pressão liberada da própria corrente realiza todo o serviço naturalmente. Mais profundo do que um poço comum, ele também é chamado de cisterna ou cacimba em determinadas regiões.

Água de poço artesiano

Se água for para o consumo humano, poço deve ter controle de qualidade mensal. Foto: iStock, Getty Images

Regras que disciplinam o poço artesiano

Para ter um poço artesiano em casa, o proprietário do terreno deve contratar uma empresa especializada, com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Ela faz a perfuração do poço com o uso de sondas perfuratrizes rotativas ou percussoras.

Para realizar a operação, é necessário que o terreno tenha uma área mínima de sete metros de largura por 25 metros de comprimento, destinada à construção de um poço que varia entre 100 e 1.500 metros de profundidade. As medidas são informações da Consult Poço Artesianos, empresa especializada na construção de poços desse tipo.

Segundo a empresa, é preciso ainda que o local tenha área suficiente para comportar os equipamentos necessários para perfuração, que são montados sobre caminhões de grande porte. Após o processo, o poço artesiano é revestido com tubos de aço e requer um filtro especial capaz de reter partículas sólidas.

Antes de iniciar as obras, o proprietário precisa ter autorização para a construção do poço. A Licença de Perfuração é solicitada no órgão gestor de recursos hídricos do estado – em São Paulo, o Departamento de Águas e Energia Elétrica, por exemplo. A perfuração só pode começar após a publicação da licença no Diário Oficial, o que pode levar de 30 a 150 dias.

Além da licença, é preciso ter a Outorga de Direito de Uso para a utilização do poço. O documento é fornecido pelo órgão estadual gestor do recurso hídrico e tem validade pré-determinada, devendo ser renovada periodicamente.

Caso a água seja destinada para o consumo humano, o dono precisa ainda cadastrar o poço artesiano na Vigilância Sanitária e realizar controle mensal de sua qualidade para evitar qualquer tipo de contaminação no líquido ou no solo.

Se houver contaminação em uma área inferior a 500 metros do local da perfuração, o usuário deve requerer ao órgão ambiental do estado um parecer técnico para a utilização do poço.

Você vai se interessar por:

Teste: Quanto você se esforça para reduzir o consumo de água?

App para celular ajuda a economizar água; veja 5 dicas

Falta de água afeta o consumidor, que pode ser ressarcido

Custo de um poço artesiano

De acordo com informações da Consult Poços Artesianos, o custo para a construção de um poço depende de seu projeto, que é definido a partir da geologia do local e da vazão a ser explorada. Um metro quadrado pode custar entre R$ 400 a R$ 700, a depender da empresa contratada.

Além dos gastos com a construção, é preciso estar atento também a outras questões financeiras. Segundo a empresa, uma preocupação que o usuário deve ter é se há água suficiente para compensar o gasto, já que o preço da construção não considera se o poço terá ou não vazão.

Especialistas em sua casa

Para não ser surpreendido no seu lar, você pode contratar assistências que oferecem serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção. Com o Vivo Multiassistência, você conta com socorro mecânico e reboque para seu carro, além de eletricista, vidraceiro, conserto de eletrodomésticos e chaveiro sempre que precisar. Problemas hidráulicos e elétricos estão entre os trabalhos oferecidos pela assistência residencial.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas sobre poço artesiano? Deixe seu comentário.

almofadas para sofá
como abrir uma empreiteira
como economizar na limpeza
trator cortador de grama
roteadores wifi potentes
por que o piso estoura