Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Plataforma online ensina sobre o consumo consciente de água

A- A+

A má gestão dos recursos hídricos – não apenas pelos governantes, mas por cada cidadão – já mostrou em 2015, especialmente na Região Sudeste, que a conta pode ficar cara. Para atacar o problema na raiz, é indicado que o tema consumo consciente de água seja abordado já na infância.

É justamente esse o foco de uma nova plataforma digital, a SOS Água, lançada em parceria do Instituto Akatu com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). O serviço é gratuito e traz uma série de conteúdos e atividades especialmente desenvolvidos sobre o tema.

A escolha do público-alvo da iniciativa é pontual: estima-se que o consumo médio diário de água por um aluno de Ensino Fundamental seja de 50 litros para cada período que permanece na escola. Mudanças de comportamento, tanto em casa como no ambiente de ensino, são objetivos da proposta.

Menina pratica o consumo consciente de água

A conscientização ambiental deve fazer parte do ensino e da rotina das crianças. Foto: iStock, Getty Images

Incentivo ao consumo consciente de água

O serviço digital SOS Água faz parte do Edukatu, uma espaço virtual de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade para escolas de Ensino Fundamental de todo Brasil, criado pelo Instituto Akatu em parceria com a Braskem.

O projeto busca conscientizar toda comunidade escolar da importância da água e sobre como evitar o seu desperdício nas escolas e também em casa.

Mostrando todo o processo que o recurso natural percorre até chegar às torneiras, da captação nos mananciais, ao tratamento e distribuição, o conteúdo tem como objetivo fazer com que as crianças realmente entendam e reflitam sobre o problema.

Além disso, também mostra que todo esse processo demanda tempo e investimento, além de pesar no bolso dos pais, sendo necessário pensar e agir no consumo consciente de água para a melhor educação financeira da família.

Assuntos como segurança hídrica e responsabilidade compartilhada de todos os atores sociais para melhoria dos recursos hídricos também são abordados.

Fora do ambiente escolar, as crianças são convidadas a explorar e mapear locais em que ocorrem perdas de água, para ajudar na busca de soluções.

O conteúdo do Edukatu sobre consumo consciente de água pode ser acessado por professores de todo Brasil, com informações, dicas e materiais de apoio para promover atividades na escola. As atividades também são apresentadas em forma de jogos, de maneira a captar o interesse das crianças e estimular o aprendizado.

A importância da conscientização

Pequenas mudanças nos hábitos do dia a dia podem ter grandes impactos se somadas com novas atitudes de outras pessoas. Por isso, é fundamental que cada um faça a sua parte e que utilize a água conscientemente não apenas em épocas de escassez, mas de forma permanente.

Buscar maneiras de conscientizar sobre a importância de economizar água é ainda mais necessário para todos os níveis da escola. Para os gestores, ajuda a criar uma cultura de atenção ao tema, enquanto os professores começam a trabalhar o consumo consciente e sustentabilidade nos conteúdos das disciplinas.

Já para os alunos, contribui para que eles reflitam sobre os seus hábitos de consumo de água tanto na escola quanto em casa, levando as orientações para toda a família.

Se o consumo consciente de água já começar na infância, com as crianças compreendendo a importância de economizar e não poluir lagos e rios, fica mais fácil de se tornarem adultos conscientes e proporcionar um futuro melhor para o mundo.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E você, o que faz para economizar água? Deixe seu comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria