Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Plano de carreira estimula equipes a atingir resultados

A- A+

Trabalhar em um meio que proporcione crescimento profissional, aprendizado e oportunidades é o objetivo da maioria dos profissionais. De olho nesse desejo, algumas empresas investem no plano de carreira como forma de fidelizar o funcionário e estimular o bom rendimento.

Cristiane Froehlich, doutora em Pedagogia e professora de gestão de Recursos Humanos, explica que o plano de carreira representa a linha de progresso do colaborador, alinhando as aspiraçõesindividuais com as necessidades organizacionais. Entenda como funciona o processo.

Como funciona o plano de carreira?

Existem vários tipos de plano de carreira, segundo Cristiane, e a implementação difere de acordo com o modelo adotado.

plano-de-carreira

Algumas empresas investem no plano de carreira como forma de fidelizar o funcionário. Foto: iStock, Getty Images

“Ele deve considerar que, atualmente, as pessoas, principalmente os jovens, não se fixam mais em um único emprego, procuram crescimento rápido. Quando isso não acontece, buscam novos desafios em organizações que ofereçam outros cargos e melhores salários”, explica.

Antes de elaborar um plano de carreira, a organização precisa analisar o perfil dos colaboradores que deseja atrair e manter na empresa, conforme os resultados que pretende alcançar.

Para Cristiane, o modelo deve ser adotado o quanto antes, pois auxilia na formalização da estrutura organizacional e dos processos da área de Recursos Humanos, que auxiliam as lideranças no gerenciamento das pessoas. “É uma forma de atrair e reter talentos para o alcance dos objetivos organizacionais”, afirma.

Vantagens para todos

A professora lista algumas vantagens do plano de carreira. Confira:

– Direciona a carreira profissional dos colaboradores, pois alguns jovens não sabem qual caminho seguir. O plano de carreira oferece a oportunidade de troca de função e, se necessário, de alteração do rumo do profissional;

– Dá mais segurança para as pessoas, pois mostra aos colaboradores o interesse da organização em querer que as pessoas cresçam e se desenvolvam;

– Estimula processos de autodesenvolvimento dos colaboradores, que buscam atingir os requisitos exigidos para obter promoções;

– Aumenta a capacidade de atração e retenção de pessoas;

– Torna o sistema de remuneração mais objetivo e com critérios claros;

– Aumenta a produtividade a partir da comunicação clara e transparente dos critérios de promoção.

Leia a continuação das dicas sobre plano de carreira em Vivo Mais Saudável, onde você também encontra muitas outras dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Confira também
o que são benefícios assistenciais
melhor lugar para trabalhar
Saiba o que é o teto dos gastos públicos
Qualidade de vida no trabalho
Despertador aborda a diferença salarial entre gêneros
Grupo aderiu ao Plano de Demissão Voluntária