Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Planilha financeira é ferramenta para manter orçamento equilibrado

A- A+

Até o fim de outubro, 62,1% das famílias brasileiras estavam endividadas, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio. Se você não quer entrar para essa estatística, uma boa opção é adotar a planilha financeira.

Planilha financeira auxilia no controle dos gastos em casa.

Fazer o registro dos seus ganhos e gastos é mais fácil que você imagina. Foto: iStock, Getty Images

Pontapé inicial para a planilha financeira

A consultora Ana Paula Pavanatti, da Reorg Gestão Financeira, elaborou algumas dicas para que você possa dar início ao seu controle de orçamento. Confira.

Tipo de planilha

A planilha financeira pode ser feita em dispositivos eletrônicos ou no papel. O que importa é que você aprenda a construir e identificar sua real situação financeira: receitas do mês, gastos fixos e gastos variados.

Metas

Mais que um simples controle de entrada e saída de dinheiro, é preciso incluir as metas a serem alcançadas, especificando os valores e prazos. “Não se deve ter medo de registrar seus números, pois só assim será possível encontrar as respostas para identificar se você é uma pessoa endividada, equilibrada ou um investidor”, destaca Ana Paula..

4 vantagens da planilha financeira

1. Identificar qual a sua real situação financeira e, assim, visualizar onde os gastos podem ser reduzidos.

2. Aprender a respeitar prazos e limites financeiros e, dessa forma, concretizar seus objetivos mais rápido.

3. Encontrar a determinação necessária para seu desenvolvimento financeiro.

4. Elevar seu senso de organização no dia a dia.

O fim das desculpas

Atualmente, a inabilidade para organizar as despesas no papel, o desconhecimento do Excel ou mesmo a falta de tempo, não são mais justificativas aceitáveis para deixar de organizar sua planilha financeira. Há inúmeras formas de fazer esse controle com um mínimo de esforço.

No portal Vivo Seu Dinheiro, por exemplo, você encontra diversos modelos de planilhas online. Isso significa que você pode fazer download do modelo pronto, com as despesas já separadas por categoria. Assim, depois de preencher os dados solicitados, é fácil visualizar, monitorar e aprimorar sua situação financeira.

No celular, há também uma série de aplicativos que ajudam nesse controle: você insere apenas o valor gasto, coloca a categoria (despesas fixas ou variáveis) e o programa faz o cálculo de quanto você está gastando. Alguns deles oferecem gráficos para você visualizar melhor.

Você vai se interessar por:

Conta para controlar orçamento

Se você quer pagar as contas de uma forma prática e dentro do seu limite financeiro, o Vivo Zuum é uma excelente opção. Trata-se de uma conta corrente inteiramente gerenciável por celular, que permite o pagamento de boletos, transferências e recargas de celular. Se preferir adquirir o Cartão Vivo Zuum, você ainda pode fazer saques e compras no débito.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

E você? Já utiliza uma planilha financeira? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria