Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Planilha de gasto é essencial para o planejamento financeiro

A- A+

As despesas com o pagamento de aluguel, energia elétrica e supermercado são as que mais costumam pesar no orçamento familiar, o que não significa que são as únicas que merecem atenção. A janta em um restaurante novo, a blusa em promoção e mesmo o cafezinho de cada dia também podem somar quantias maiores do que você imagina. Para não perder o controle das contas, uma alternativa é a planilha de gasto.

Planilha de gasto é ferramenta financeira

A dificuldade em ter as finanças em dia é o resultado de uma soma de fatores: a renda reduzida e o consumo descontrolado são dois deles, mas é preciso somar ainda a falta de controle dos recursos – e é aqui que mora a importância de manter um planilha de gasto.

Conforme explica o economista Bernardo Baggio, ela é uma ferramenta que possibilita saber exatamente como o dinheiro foi investido. Com isso, fica mais fácil identificar possibilidades de reduzir, ou quem sabe até cortar, os gastos que não são assim tão necessários.

A planilha de gasto ajuda você a manter as suas finanças em dia. Foto: iStock, Getty Images

A planilha de gasto ajuda você a manter as suas finanças em dia. Foto: iStock, Getty Images

Disciplina com a planilha de gasto

Mas manter o planejamento financeiro em dia e a planilha de gasto como uma ferramenta útil exige dedicação. Afinal, é um recurso que só funciona da melhor maneira quando é possível fazer um comparativo entre diferentes meses.

“Não adianta atualizar a planilha por uma semana e depois nunca mais mexer nela”, destaca o educador financeiro Antonio Nascimento. Por outro lado, ele lembra ainda que há aqueles que viram reféns do controle realizado em cada linha, o que também não é o ideal.

O importante é ter uma planilha organizada, mesmo que seja definido um período específico para a atualização. Nascimento indica que três meses consecutivos pode ser a meta. Além de anotar, é importante estar disposto a analisar os dados apresentados.

Planilha de gasto online

Para quem deseja utilizar a planilha como recurso, são duas as opções: anotar tudo em um caderno ou aproveitar os modelos disponibilizados online. No Vivo Seu Dinheiro, por exemplo, é possível encontrar seis modelos diferentes para baixar e editar no seu computador.

Há opções para ajudar a criar planos para economizar, fazer o controle das suas despesas, diagnosticar qual é a situação das suas finanças e elencar prioridades. Além da aba para inserir os seus dados e números, as planilhas incluem uma explicação de como podem ser utilizadas de forma eficiente.

Conta corrente sem complicação

Outra forma de controlar os seus gastos é utilizar uma conta pré-paga, em que você só usa o dinheiro que deixar disponível, sem opções extras de crédito. É o caso do Vivo Zuum, que funciona a partir do celular e facilita os seus pagamentos. Com ele você pode ainda:

– Transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Vivo Zuum, de qualquer lugar.

– Recarregar os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo.

– Pagar contas de água, luz, gás e boletos bancários.

E solicitando o cartão Vivo Zuum, você também pode:

– Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard.

– Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre planilha de gasto? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria